O Município de São Brás de Alportel tem em curso, até final de julho, várias obras de beneficiação de caminhos florestais e agrícolas, com o intuito de melhorar a segurança e a capacidade de resposta em caso de incêndio florestal. A iniciativa resulta da avaliação das necessidades existentes no concelho realizada pelo Gabinete Municipal de Proteção Civil e Defesa das Florestas, em cooperação com as associações de caçadores, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, no âmbito do Plano de Defesa da Floresta.
Os caminhos selecionados em vários pontos do concelho estão localizados em áreas de elevado risco de incêndio florestal e ligados entre si e com a rede viária municipal. Esta intervenção permite aos agentes de Proteção Civil uma intervenção mais eficaz, rápida e segura, ao mesmo tempo que garante aos proprietários melhores acessos aos seus terrenos para que realizem as suas ações de limpeza, de manutenção e de obtenção dos produtos agrícolas e florestais.
Entre os esforços desenvolvidos pela autarquia neste âmbito encontra-se a primeira fase de alargamento e abertura de caminho que interliga a Chibeira e a Gralheira que, para além de possibilitar a gestão florestal mais eficaz, permite um acesso mais rápido entre estes dois sítios do concelho, assim como a realização futura de diversas infraestruturas, como é o caso do saneamento e do reforço da rede de águas.