Cerca de 120 seniores de Lagoa e Carvoeiro participaram, no dia 7 de julho, na subida do Rio Guadiana, uma atividade promovida pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro que incluiu música ao vivo, baile, diversão e almoço dentro do barco. A festa começo cedo, com a partida logo pelas 9h de Vila Real de Santo António até à vila de Alcoutim, num passeio que se prolongou até às 17h30. O executivo da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, liderado pelo presidente Joaquim João, esteve presente e testemunhou o entusiasmo e a alegria estampada no rosto dos seniores pela participação nesta iniciativa.
A ação enquadra-se no plano de atividades da União das Freguesias direcionada aos Centros Seniores de Lagoa e de Carvoeiro, para além da promoção de atividades diárias com os utentes que visam o combate à solidão e ao sedentarismo. No ano passado, os seniores visitaram o Jardim Zoológico, em Lisboa, e em 2015 deslocaram-se à Batalha e a Fátima. A subida do Rio Guadiana é o recuperar de uma iniciativa que já que tinha sido organizada com alguma regularidade por anteriores executivos e a resposta à solicitação de alguns dos utentes daqueles Centros Seniores.
A preocupação para com a população mais idosa tem sido uma das imagens de marca do executivo de Joaquim João, tendo desenvolvido nos últimos quatro anos inúmeras ações direcionadas a esta faixa da população, entre elas a inauguração do Centro Sénior de Carvoeiro, em outubro de 2015.