No decorrer do mês de julho, a jazida arqueológica do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens, recebe mais uma campanha de escavação dirigida pelo Professor Doutor Nuno Ferreira Bicho, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. No âmbito destes trabalhos, e numa perspetiva de arqueologia pública-social, no dia 15 de julho, entre as 10h e as 16h, estão todos convidados a (re)visitar este importante sítio arqueológico.
A equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo municipal de Vila do Bispo farão as «honras da casa» com uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foram registados os mais remotos vestígios de presença humana conhecidos em todo o sul peninsular - 33 mil anos. Identificado em 1998, este sítio foi desde então objeto de regulares campanhas arqueológicas, revestindo-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade.
O Município de Vila do Bispo reafirma todo o interesse e apoio a este projeto, designadamente com a criação de um novo espaço de acolhimento aos investigadores, reabilitando, para o efeito, as instalações do antigo Jardim de Infância de Budens, convertendo-as no NIA-VB - Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo.