O município de Vila do Bispo venceu o «Prémio Município do Ano 2017», a nível regional, com o projeto «Evocação das Operações do U35 em Sagres». A gala de entrega dos prémios decorreu, no dia 27 de julho, no Fundão, onde a autarquia se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares.
A Câmara Municipal de Vila do Bispo candidatou-se a este prémio, atribuído pela Universidade do Minho, com o projeto «Evocação das Operações do U 35 em Sagres (1917-2017)», que decorreu no dia 24 de abril, na Vila de Sagres, quando perfizeram os 100 anos sobre as ações protagonizadas pelo submarino da Marinha Imperial da Alemanha «U 35» nas águas do concelho. Nesse dia, os destroços dos navios afundados passaram a integrar o Património Cultural Subaquático da Humanidade (UNESCO).
A data foi assinalada pelo Município e pela Marinha Portuguesa com uma cerimónia protocolar, com a apresentação do livro «As Ações do U 35 no Algarve» e com o descerramento de uma placa evocativa no Forte de Santo António do Beliche, seguindo-se uma deslocação aos locais de dois dos naufrágios e de um mergulho nos restos do navio «Torvore». Tratou-se do culminar de todo um trabalho intenso protagonizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e pela Escola Naval, que envolveu também o uso de tecnologia de ponta da Marinha Portuguesa, os serviços da Universidade de Alicante, a comunidade escolar de Vila do Bispo e de Lagos, o interesse dos representantes diplomáticos das repúblicas alemã e francesa, bem como a hotelaria, os empresários da restauração e as empresas marítimo-turísticas locais (entre outros).


Este projeto, a partir dos resultados já alcançados, servirá de ponte para a criação, no futuro, de um itinerário subaquático nos destroços; para o alargamento das investigações aos vestígios da 2.ª Guerra Mundial; e para uma eventual revitalização do naufrágio do navio de guerra francês «L’Océan», afundado em 1759, entre as praias da Boca do Rio e da Salema. Através de uma dinâmica inter-relacional entre Investigação – Evocação – Perspetivas de Futuro, a Câmara Municipal de Vila do Bispo pretende, com este projeto, dotar as empresas locais de conhecimentos e de condições que lhes permitam desenvolver as suas competências na área do Turismo Náutico, visando o melhoramento da qualidade dos serviços por elas prestados aos visitantes, nacionais e estrangeiros.
Visando esta perspetiva de desenvolvimento, merece igualmente destaque o facto de o Município integrar o Projeto de Cooperação Transfronteiriça Algarve – Andaluzia POCTEP «ODYSSEA BLUE HERITAGE» (destinado ao Turismo Náutico) e apoiar a realização, em Sagres, do XXXI Campeonato do Mundo de Pesca Submarina, em 2018.