No Dia do Município de Albufeira, a 20 de agosto, foi apresentado o Programa de Fim de Ano, com o Município a voltar a apostar num cartaz diversificado com cinco dias de atividades para toda a família. Na noite de 31 de dezembro, o palco da Praia dos Pescadores recebe o tão esperado concerto junto ao mar, este ano com dois grandes nomes do panorama musical português da atualidade: Agir e Xutos e Pontapés.
Agir, nome artístico de Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, é um cantor, compositor e produtor português que saltou para o estrelato em 2015 com o lançamento do seu segundo álbum, «Leva-me a Sério», de onde são extraídos os singles «Tempo É Dinheiro», «Parte-me o Pescoço» e «Como Ela é Bela». O álbum tornou-se um grande sucesso, atingindo o n.º 1 do top português de álbuns e o galardão de platina (15 mil exemplares). O filho do cantor Paulo de Carvalho e da atriz Helena Isabel vem a Albufeira apresentar o seu terceiro disco, cujo tema de estreia é «Manto de Água», que conta com a colaboração de Ana Moura.


À meia-noite, quem estiver na zona de Areia de S. João e Oura também vai poder assistir ao fogo-de-artifício que será lançado na praia da Oura, mas não será só o céu que estará iluminado, pois a Avenida Sá Carneiro vai ser percorrida por artistas circenses, que prometem surpreender com performances e números de grande impacto visual na Star Parade. Logo após o fogo-de- artifício, os Xutos & Pontapés iniciam a sua atuação ao ritmo do rock & roll português com que nos têm habituado ao longo de mais de 35 anos de carreira. Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui sobem pela segunda vez ao palco da Praia dos Pescadores para proporcionarem um espetáculo único com todos os temas que já se tornaram hinos. Donos de uma lista interminável de clássicos, os Xutos cimentam a sua ligação indestrutível com um público fiel, sempre presente à chamada, de braços cruzados em X a celebrar a maior longevidade de uma carreira rock em Portugal.
“O Fim-de-Ano é uma marca fortíssima de Albufeira, que vem dar um grande ânimo à cidade numa época mais calma, por isso, este ano, voltamos a ter um programa que se estenderá por vários dias e que inclui sugestões de qualidade para todos os gostos”, destaca Carlos Silva e Sousa, realçando que o réveillon envolve toda a comunidade, incluindo os empresários representados através da APAL. O autarca explicou que a apresentação do programa de Fim de Ano está a ser realizada com quatro meses de antecedência com o objetivo de “promover o evento junto dos milhares de turistas que se encontram em Albufeira a gozar férias, para que possam decidir e programar com antecedência o seu Réveillon”. Carlos Silva e Sousa relembrou ainda que “embora este seja um ano de eleições, era essencial definir o cartaz com a devida antecedência por forma a assegurar a contratação dos artistas”.
Durante a apresentação, o presidente da APAL salientou que a associação tudo tem feito para que o Fim-de-Ano alcance o maior sucesso possível. “Além da beleza natural da cidade e daquilo que o Verão nos oferece, também queremos criar uma dinâmica durante o Inverno, quando Albufeira fica um pouco mais adormecida. Este ano, temos um Fim-de-Ano muito promissor, com artistas do melhor que o mercado nacional tem, sobejamente conhecidos, que proporcionarão um evento com qualidade, boa música e muita diversão”, frisou José Santos.
As celebrações começam logo no dia 29 de dezembro com o Paderne Medieval. Durante quatro dias, a aldeia do barrocal algarvio recua no tempo e acolhe perto de 10 mil visitantes, que terão a oportunidade de percorrer as ruas de Paderne num ambiente único. O núcleo antigo da aldeia transforma-se num mercado medieval com dança, recriações históricas, demonstrações de artes e ofícios, manjares medievais e muita animação, que conduzem os milhares de visitantes numa verdadeira viagem no tempo.
A 29 de dezembro começa também o Solrir, o festival de humor que leva ao palco do Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados, comediantes de renome. O evento decorre nos dias 29 e 30 de dezembro e regressa a 1 e 2 de janeiro, com sessões às 21h30.