O Município de Albufeira vai investir cerca de 300 mil euros no Parque de Vale Faro, sendo que desse valor 149 mil e 750 euros se destinam a obras de requalificação do Parque Infantil, valor que é acrescido em mais 8 mil euros para a substituição do piso dessa zona para crianças, por forma a melhorar as condições de utilização deste espaço. Os trabalhos de remodelação vão ser executados durante 60 dias.
O parque de Vale Faro, inaugurado em agosto de 2001, ocupa uma área de cerca de três hectares, onde os olhares dos visitantes convergem num espelho de água, formado no lago que recebe as águas tratadas da ETAR de Albufeira, criando assim um ambiente tranquilo e agradável aos que passeiam pelos inúmeros percursos deste espaço. Neste momento decorrem igualmente obras de melhoria dos atuais percursos pedestres, num investimento que ronda os 10 mil euros e, neste campo, destaca-se a abertura de um novo percurso que dará ligação à zona do «Albufeira Shopping», o que implica a construção de uma ponte de madeira no valor de cerca de 35 mil euros.
Para o vereador responsável pela área dos parques urbanos, Rogério Neto, “este Parque é uma valia extraordinária para Albufeira”. “Trata-se de um pulmão verde muito paradisíaco mesmo no centro da cidade e que nem todos conhecem, mas vamos colmatar essa situação, atraindo para lá mais atividades. Presentemente, o único problema é a hora das descargas de águas da ETAR lá existente, mas estamos em diálogo com a empresa «Águas do Algarve» para que este incómodo seja resolvido de vez”, salienta.
Para além do parque infantil, o Parque de Vale Faro compreende também vários equipamentos, como o parque de merendas com ténis de mesa e o circuito de manutenção com material para a prática de exercício físico, oferecendo aos utentes uma grande diversidade de atividades. Outra novidade prende-se igualmente com o bem-estar animal, na medida em que está já “projetada a criação de um recinto fechado, dotado de enriquecimento ambiental, com equipamentos destinados ao lazer e exercício canino”, acrescentou ainda o vereador responsável.