Animação em Albufeira ao rubro

Todos os anos durante o Verão, entre junho e setembro, o Município de Albufeira transforma o Largo Eng.º Duarte Pacheco num palco privilegiado para dar a conhecer aos milhares de turistas os artistas locais, a etnografia e a cultura popular nas suas diversas expressões artísticas.
Até 9 de setembro, sempre às quartas-feiras e sábados, a partir das 21h30, passam pelo palco mais antigo do centro da cidade a música tradicional portuguesa, o folclore, a dança clássica, contemporânea e oriental, o hip-hop e a música filarmónica, entre outros géneros musicais. Em agosto por lá passam a Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne (dia 2), José Praia e Aqua Viva(dia 5), U-Dance Academy (dia 9), Ben & The Pirates (dia 12), Grupo Coral da Casa do Alentejo em Albufeira (dia 16), Rancho Folclórico de Albufeira (dia 19), Primes do Zé (dia 23), Banda Alhada (dia 26), Banca Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne (dia 30). O Dia do Município, celebrado a 20 de agosto, conta com a presença da Ana Moura no tradicional concerto que se irá realizar na Praça os Pescadores, a partir das 22h30, terminando à meia-noite com fogo-de-artifício.
Entre 5 e 15 de agosto, as igrejas do concelho celebram a Nossa Senhora da Orada, em honra da qual haverá procissões no dia 5 (20h) e no dia 12 de agosto (21h), sendo a mais esperada de todas a do dia 14, às 17h15, altura em que a procissão se fará por mar, com assistência a partir das praias. Outras festas religiosas se juntam, nomeadamente as da Nossa Senhora da Guia e de São Luís, ambas na Freguesia da Guia, no dia 26 de agosto, das 19h30, às 20h30, e no dia 27, das 18h até às 20h30.
Vai acontecer igualmente a XXX Festa do Frango da Guia, que se inicia no dia 3 de agosto e se prolonga pelo fim de semana, a partir das 19h. Para além do tão afamado frango grelhado, diversos nomes do mundo do entretenimento garantem novamente o sucesso desta edição: no dia 3, a noite pertence a Válter Cabrita, às Danças Orientais do Guia F.C. e a Fábio Lagarto; no sexta-feira, dia 4, o palco pertence a Bruno e Rita, à Ginástica Rítmica do Guia F.C. e a Serafim; no dia 5, a animação é de Rui e Miguel, do Ilusionista Mário Ribeiro e de Filipa Sousa; a festa acaba em grande, no dia 6, com a presença do Duo Improviso e de Herman José.
A 20.ª Festa da Sardinha dos Olhos de Água, entre os dias 10 e 12 de agosto, conta com várias atuações, a partir das 20h e garante as melhores sardinhas na brasa deste Verão. Em Paderne, a 12 de agosto decorrerá a Noite Branca, onde não faltará animações nos vários pontos da Aldeia, com a participação dos artesãos e uma grande variedade de doçarias e petiscos.