O Primeiro-Ministro António Costa preside à inauguração, no dia 10 de agosto, da 32.ª edição do Festival do Marisco de Olhão, fazendo-se acompanhar pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário. O maior certame gastronómico a sul do País, uma iniciativa da autarquia com organização da empresa municipal Fesnima, prima, mais uma vez, pela oferta dos melhores mariscos e bivalves que o mar português e a Ria Formosa têm para oferecer, a par de uma animação musical de luxo.
O cartaz deste ano promete ser um dos melhores de sempre, com a organização a esperar ultrapassar o número de visitantes da edição de 2016. Ao palco sobem este ano Tony Carreira (10 de agosto), Richie Campbell (11 de agosto), D.A.M.A (12 de agosto), Diogo Piçarra (13 de agosto), Nelson Freitas (14 de agosto) e Seu Jorge (15 de agosto). A grande inovação deste ano prende-se com o lançamento do Bilhete Festival, disponível através da Ticketline e rede de distribuição, que vale para os seis dias do evento, e pode ser adquirido a um preço mais económico, já que custa apenas 36 euros para adultos e 18 euros para crianças.
À semelhança do ano passado, a organização volta a apostar nos ingressos a preços acessíveis, de forma a proporcionar a um público cada vez mais vasto a oportunidade de participar: à exceção dos dias 10 e 15 de agosto, em que os ingressos custam 9 euros, os preços das entradas nos restantes dias ficam-se pelos 6 euros. As crianças até aos seis anos não pagam entrada, e para jovens entre os sete e os 12 anos, o bilhete tem 50 por cento de desconto.
O quer se mantém inalterado é a qualidade dos mariscos e bivalves confecionados ao longo destes seis dias, cozinhados como só os olhanenses sabem, e que tantos visitantes trazem a Olhão, ano após ano. Sapateiras, santolas, lavagantes, ostras, gambas, camarões, amêijoas, conquilhas ou berbigões prometem fazer as delícias de todos, assim como as famosas açordas de marisco, cataplanas, arroz de marisco ou paellas.