Foi preciso esperar duas décadas para se assistir ao lançamento da primeira pedra do Ombria Resort, o mega empreendimento turístico que está a nascer no interior do concelho de Loulé, ao longo de 153 hectares de terreno, perto da Paisagem Protegida da Fonte Benémola e das aldeias típicas de Querença e Tôr. Ao todo, os finlandeses do «Pontos Group» vão investir cerca de 260 milhões de euros, entre um complexo hoteleiro da «Viceroy Hotels & Resorts», um campo de golfe de 18 buracos e muito mais…

Texto: Daniel Pina

Teve lugar, no dia 25 de agosto, o lançamento da primeira pedra da primeira fase do projeto do Ombria Resort, que integrará a primeira unidade da marca «Viceroy Hotels & Resorts» em Portugal e na Europa. A cerimónia contou com a presença de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo e Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, em representação do governo, e de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé.
A primeira fase do Ombria Resort inclui as infraestruturas e o campo de golfe de 18 buracos, já em construção desde outubro do ano transato, contemplando ainda o «Viceroy at Ombria Resort», com 76 quartos, e as «Viceroy Residences at Ombria Resort», com 65 residências turísticas. O complexo hoteleiro inclui também um clubhouse, um centro de conferências, cinco restaurantes, spa, kids club, um observatório astronómico, piscinas aquecidas e várias outras instalações de lazer e fitness, estando a abertura prevista para final de 2019.


Esta primeira fase do projeto representa um investimento de mais de 100 milhões de euros mas, depois de tudo concluído, o valor global ascende aos 262 milhões de euros, 60 por cento dos quais assegurados por capitais próprios do «Pontos Group», fundo finlandês que adquiriu este terreno de 153 hectares no interior do concelho de Loulé há duas décadas. “Estamos entusiasmados com o progresso do nosso projeto e estamos aqui, hoje, para celebrar, pois finalmente chegou o momento de começar. Foram 20 anos de trabalho árduo que concentraram muitos recursos e energias. Contudo, apesar dos riscos que assumimos, mantivemos sempre o foco neste projeto, porque sempre acreditamos no Algarve e em Portugal”, assegurou Ilpo Kokkila, presidente do «Pontos Group».
O empresário finlandês não escondeu a deceção com a enorme burocracia que encontrou ao longo deste período, apesar de enaltecer a cooperação com a autarquia louletana e as autoridades competentes. “Mas nós temos uma grande admiração por Portugal e pelos portugueses. Isso, e o forte apoio da Câmara Municipal de Loulé, são as razões porque conseguimos lutar por este projeto durante quase 20 anos. A beleza natural das paisagens faz com que o nosso principal objetivo seja assegurar que este projeto seja altamente sustentável. Um dos nossos compromissos é também que o Ombria Resort seja totalmente aberto às populações locais e é nosso propósito trabalhar em conjunto com as pessoas e empresas das localidades circundantes, dando-lhes assim a oportunidade de usufruir, trabalhar ou fazer negócio”, referiu ainda Ilpo Kokkila.


Na sua intervenção, a Secretária de Estado do Turismo considerou este forte investimento como um sinal de que há confiança em Portugal e no Algarve. “Só posso agradecer-vos por isso e dizer-vos que este é um projeto exemplar também pela sustentabilidade do turismo ao longo de todo o ano e em todo o território, porque estamos aqui a apostar num Algarve diferente, a desenvolver um novo tipo de turismo numa zona onde não era tradicional isso acontecer”, reforçou a governante. Por sua vez, Vítor Aleixo destacou a paciência do grupo finlandês ao longo de todo o processo, recordando que este sofreu atrasos, no virar do milénio, por questões que se prendiam com o corredor da passagem da autoestrada para o Algarve. “Foi um projeto muito discutido, planeado e negociado com todas as instâncias, o que teve, naturalmente, custos para o investidor. É um projeto único e pioneiro pela sua intervenção num espaço natural que está em estado puro”.
O edil louletano chamou a atenção para a beleza do litoral e para as suas extraordinárias condições para a atividade turística, mas avisou que este começa a apresentar sinais de alguma saturação. “Não se pode esgotar um recurso que tem limites físicos e é normal que os investidores se virem para o interior do Algarve. Aqui têm uma outra natureza, pura, bela, intocada, calma, com excelente clima e um bom povo, que sabe receber e relacionar-se com as outras pessoas, que mostra a sua cultura”, sublinhou Vítor Aleixo. Quanto aos excessivos cuidados tidos com a aprovação de determinados projetos, admitiu que não serão bem-vistos por quem tem pressa em rentabilizar os seus investimentos, mas são uma garantia de qualidade e de que não se vão “comprometer os ciclos naturais e os ritmos que importa sempre preservar na Natureza”.
Deixando claro que o investimento do «Pontos Group» é muito bem-vindo no concelho de Loulé, Vítor Aleixo frisou que a autarquia louletana tem tido sempre uma atitude colaborativa face a um projeto que requereu o concurso de várias áreas do saber e de muito bom-senso. “Precisamos olhar para a nossa economia como moderna e competitiva no mundo global, mas sempre como uma boa guardiã dos valores da sustentabilidade ambiental. Este projeto, sobre esse ponto de vista, é exemplar, seguiu todos os padrões de respeito pelo ambiente sensível onde está inserido ”, enfatizou.

Um resort inovador no coração do «verdadeiro Algarve»

O Ombria Resort contará com três áreas diferentes de unidades residenciais e turísticas, incluindo apartamentos, moradias em banda e vivendas. Depois de finalizado, irá disponibilizar uma vasta oferta na componente hoteleira e de imobiliário turístico e residencial, desde quartos/suites de hotel, apartamentos, até moradias, com uma variada gama de preços adaptada a diferentes mercados e a diversos tipos de clientes. O projeto imobiliário integra unidades residenciais turísticas de luxo, de diferentes tipologias, algumas delas geridas pela «Viceroy Hotels & Resorts» e nas quais é oferecido um retorno garantido de aluguer nos primeiros anos após a compra. Assim, a componente imobiliária incluirá diferentes apartamentos, moradias em banda e vilas de luxo, de tipologias T0 até T6, com valores de venda que poderão variar entre os 300 mil euros e acima dos dois milhões e meio de euros. Os principais mercados-alvo são o norte da Europa, nomeadamente o Reino Unido, a França, a Alemanha, os países do Benelux e da Escandinávia, bem como Estados Unidos, Médio Oriente e Ásia, sem esquecer Portugal.


O Ombria Resort tem por objetivo ser pioneiro de uma nova geração de Resorts em que o meio ambiente, a responsabilidade social e o apoio à natureza e património local são prioridades. A interação e integração com outros membros da comunidade local e a conexão com a natureza são alguns dos motores essenciais para alcançar estas metas. Será desenvolvido um plano de atividades anual, dentro e fora do resort, que será oferecido a hóspedes e proprietários com o objetivo de dinamizar e incentivar à descoberta de toda a região em que o resort está inserido. Outro ponto diferenciador será a variedade e diversidade de infraestruturas do resort, que incluirão um campo de golfe de 18 buracos, várias instalações de lazer e entretenimento, tais como horta biológica, observatório astronómico, trilhos de natureza para passeios pedestres e BTT e outras infraestruturas desportivas. Pretende-se ainda firmar parcerias com diversas entidades, entre as quais as Juntas de Freguesia do interior de Loulé (Querença / Tôr / Benafim) e Município de Loulé, no sentido de dinamizar o recrutamento de pessoas para os postos de trabalho necessários. Estima-se, entre todo o processo de obras e entrada em funcionamento de todo o empreendimento, que serão gerados mais de 700 postos de trabalho diretos e cerca de 300 indiretos.
O empreendimento turístico foi projetado numa lógica eco-friendly, recorrendo-se a materiais e tecnologias inovadoras e respeitadoras do ambiente, com o propósito de respeitar a herança e património ambiental e local. Este respeito pelo património ambiental será igualmente passado aos clientes, que serão incentivados a conhecerem o meio envolvente do Ombria Resort e, desse modo, a contribuir positivamente para o crescimento/desenvolvimento da economia local e nacional. “É um empreendimento turístico de nova geração que visa afirmar-se como uma referência do setor no Algarve e no Sul da Europa. A sua localização única, a sua envolvente natural, com colinas e ribeiras, e o contacto com «o verdadeiro Algarve» permitem posicionar o nosso resort de forma diferenciadora. O Ombria Resort vai oferecer um estilo de vida singular, combinando sofisticação com experiências autênticas”, afirmou Julio Delgado, CEO do Ombria Resort.

A estreia da Viceroy na Europa

Parte dessa inovação é o «Viceroy at Ombria Resort», a primeira unidade hoteleira da cadeia americana «Viceroy Hotels & Resort» na Europa. A marca gere atualmente cerca de 12 hotéis de luxo espalhados pela América do Norte, América Latina, Caraíbas e Médio Oriente e o seu plano de expansão prevê abrir 12 novos hotéis nos próximos anos, alguns dos quais na Europa. "Portugal oferece-nos a oportunidade de apresentar a marca a um amplo público internacional e de mostrar a nossa individualidade e autenticidade. Como a «Viceroy Hotels & Resorts» continua a posicionar-se como um dos principais agentes do sector hoteleiro, estamos entusiasmados em oferecer aos hóspedes uma variedade de locais de excelência, ao mesmo tempo que disponibilizamos uma oferta extraordinária de serviços hoteleiros e de restauração única em cada localização", indicou Anton Bawab, Regional President EMEA Viceroy Hotel Group.


O «Viceroy at Ombria Resort» é composto por um hotel de 5 estrelas com 76 luxuosos quartos e suites, 65 residências turísticas («Viceroy Residences at Ombria Resort»), restaurantes e bares, piscinas aquecidas, clube para crianças, um Spa e um centro de conferências. O estilo de arquitetura do complexo hoteleiro, inspirado nas típicas aldeias algarvias, está perfeitamente integrado com a região em que se insere, misturando uma atmosfera rural e uma excecional atenção ao design, serviço e detalhe, procurando oferecer o mais confortável e moderno retiro.
Desde outubro de 2016 está em construção o campo de golfe de 18 buracos do Ombria Resort, com duas áreas distintas e várias travessias pelas ribeiras existentes no terreno. O projeto possui qualidades únicas de conceção que se prendem, em parte, com as diferentes características do terreno disponível, e respetivas condicionantes, e das componentes biofísicas a preservar. O design procurou, neste sentido, tirar o máximo partido das áreas naturais e otimizar a integração do campo na paisagem existente ao proteger a integridade das espécies autóctones, nomeadamente de sobreiros e azinheiras.