O ciclo de concertos «Clássica em Cacela» regressa à vila de Cacela Velha, nos dias 17 e 24 de agosto, trazendo concertos intimistas em espaços peculiares. Este ano, com o tema «Quartetos de Cordas», a iniciativa traz a Cacela Velha os quartetos «Suonart» e «Prana», cujas atuações terão lugar no antigo cemitério.
Pretendendo ser uma alternativa erudita e de qualidade dentro da oferta cultural de Verão do sotavento algarvio, e apostando ao mesmo tempo nos jovens talentos e em repertórios menos familiares do grande público, a «Clássica em Cacela» entra este ano na sua 8.ª edição. Além da divulgação da música erudita, o projeto tem como objetivo a divulgação do património material e imaterial de Cacela Velha nomeadamente a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o cemitério antigo, os troços da muralha que delimitava a povoação no período medieval e moderno e os edifícios habitacionais com características da arquitetura vernácula do Algarve.
O ciclo «Clássica em Cacela» é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e tem a colaboração da Associação Música XXI. A direção artística está a cargo da flautista algarvia Teresa Matias.


Programa

17 de agosto, Cemitério antigo
Quarteto Suonarte, Miguel Simões (direção musical)
Miguel Simões, Rui Manuel Castro Moreira, Matilde Araújo, Joana Rocha
D. Shostakovich - Quarteto n.º 8
A. Borodin - Quarteto n.º 2

24 de Agosto, Cemitério antigo
Quarteto Prana, Nuno Abreu  (direção musical)
Nuno Abreu, José Pereira, Joana Cipriano, Ana Pereira
Erwin Schulhoff - «Five Pieces for String Quartet»  
Franz Schubert - Quarteto N.º 14 em Ré menor, «A Morte e a donzela»