O Centro Histórico de São Brás de Alportel é o anfitrião da quarta edição do «Calçadas – A Arte sai à Rua», marcada para dia 14 de agosto. Música, dança, poesia, teatro, design, escultura, fotografia, artesanato, doçaria e petiscos são os ingredientes desta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, organizada em parceria com a «Comissão Calçadas», um grupo informal da comunidade são-brasense que voluntariamente se empenha todos os anos na concretização deste evento que se propõe levar a arte às ruas do centro histórico da vila.
A iniciativa constitui uma das ações do Plano de Revitalização do Centro Histórico de São Brás de Alportel e é de entrada gratuita, convidando os visitantes a desfrutar de arte a cada passo pelas calçadas. O evento convida ainda a conhecer as janelas do Centro Histórico que participam no segundo desafio «A Janela mais bonita», que incentiva a decoração de janelas e montras de forma original e criativa nesta noite. O vencedor terá a fotografia da sua janela, varanda ou montra na capa da agenda cultural «São Brás Acontece».
Os grupos musicais «Cante Andarilho», «Appo & Disappointments», a voz de Daniel Kemish, o fado de Sara Paixão e César Matoso, a participação de Thomas Bakk, Fernando Leal & GangDuGuetto, Luke Redmond, Botas & Candeias e Dj Miká compõem o programa de animação que vai preencher os palcos da 4.ª edição do «Calçadas». O programa integra ainda a participação especial do Grupo de Folclore Casa do Povo de Santa Cruz, numa representação do arquipélago da Madeira, e momentos de dança protagonizados pela Escola de Dança Municipal, Companhia de Dança do Algarve e Moving Star.
Destaque igualmente para o espetáculo infantil «Rosa-dos-ventos», que vai decorrer na Biblioteca Municipal, e para as «Histórias de arrepiar» que vão ser contadas por Maria José Carocinho e Fernando Guerreiro, na Calçadinha, a partir da meia-noite. Na totalidade, são 15 espetáculos, nos palcos Vila Adentro, Praça Velha, Adro da Igreja, Biblioteca, À do Calçadas e Calçadinha, entre as 20h e a 01h.