De 3 a 14 de julho, a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines recebeu 15 jovens, oriundos de países como a Itália, Rússia, Coreia do Sul, França, Holanda, Bielorrússia, República Checa, Turquia e Polónia, que durante estes dias, voluntariamente, construíram dois parques de merendas em São Bartolomeu de Messines. Um dos parques fica situado nas Cortes, junto a uma nora, e o outro próximo da linha de comboio, encostado ao túnel de acesso à estação.
Os jovens não só ​fizeram o chão em calçada, como construíram muros, cavaram o solo, endireitaram o terreno e colocaram as mesas, bancos e uma churrasqueira, para que o parque vá ao encontro das necessidades da população. Cinco horas por dia, de segunda a sábado, com a ajuda de funcionários da Junta de Freguesia de Messines, que não só ensinaram os mais novos, como também «​meteram mãos na massa» e ajudaram a pôr de pé este arrojado trabalho.


Este projeto surgiu de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude e do Desporto, no qual se juntaram várias entidades, nomeadamente a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, ​a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e a Câmara Municipal de Silves. Além dos parceiros oficiais, ainda existiram apoios pontuais de empresas como o Intermarché. Durante o projeto, a solidariedade dos locais foi bastante visível, não faltou nem laranjada, nem limonada ou até bolos acabadinhos de fazer, oferecidos gentilmente por uma vizinha nas Cortes, como agradecimento pela requalificação do espaço e pelo esforço dos jovens.
Como há tanto para conhecer no Algarve, durante estes dias os jovens não trabalharam, como tiveram oportunidade de visitar alguns pontos atrativos, como a queda do Vigário, as fontes de Alte, as afamadas praias algarvias, viajaram ainda pela história no Castelo de Silves e na zona histórica da cidade, pelas ruas de ​São Bartolomeu de Messines, assim como a Casa Museu João de Deus, o Museu do Traje, os menires​,​ ​a ​Igreja​ Matriz e conheceram ainda alguns pontos de animação noturna.