O Concelho de Alcoutim celebra a unicidade, sublimidade e versatilidade da figueira-da-índia e do seu fruto promovendo o 2.º Concurso Fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica, as III Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim e o 7.º Concurso Aromas e Sabores com Figo da Índia. O evento «Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia» é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim e Junta de Freguesia de Martim Longo, em estreita colaboração com a CGFI – Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira-da-índia, a ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, a APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia de Portugal e o CRCL – Centro Recreativo e Cultural do Laborato, e conta com o alto patrocínio do Restaurante São Gabriel, do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa, do Hotel Apartamento do Golfe, Fun River Animação Turística Lda e da LIMITE Zero.
Agosto e setembro são os meses de colheita do Figo da Índia e a «chegada» deste fruto doce e suculento é motivo de festa. O programa de atividades conta com a degustação de inovadoras receitas feitas com o Figo da Índia, um convite aos amantes da fotografia e a presença de especialistas de renome internacional, que estarão em Alcoutim para debater, aprofundar e promover a figueira e o Figo da Índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região.
O 7.º Concurso «Aromas e Sabores com Figo da Índia» terá lugar no Salão da Junta de Freguesia de Martim Longo, no dia 2 de setembro, ao passo que a entrega de fotografias para o 2.º Concurso Fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica deverá ser feita até dia 2 de novembro, com os prémios a serem entregues a 11 do mesmo mês e a exposição dos trabalhos a acontecer nos dias 11 e 12 de novembro. Já as III Jornadas Técnicas «Opuntia ficus-indica de Alcoutim» ocorrem no Pavilhão Municipal José Rosa Pereira, em Martim Longo, no dia 11 de novembro, integradas na Feira da Perdiz.