São Brás de Alportel vai receber, no dia 1 de setembro, as comemorações regionais do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. O programa integra um encontro musical de bandas, no Jardim Carrera Viegas, onde participa a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, a Banda Musical Castromarinense e a Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António. O espetáculo insere-se no âmbito da Feira de Saldos de Verão - Stock Out, com início pelas 21h30, e a direção musical está a cargo do Maestro José Branco.
As comemorações chegam a São Brás de Alportel no ano em que a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel completa dez anos de atividade. Atualmente, a filarmónica são-brasense conta com 24 elementos formados na sua escola de música e tem colaboração regular de músicos regionais para completar alguns conjuntos. Em média, sobe ao palco com 30 elementos.
Como demonstração do reconhecimento do trabalho que as bandas desenvolvem a favor da sociedade e da cultura portuguesa, o Governo instituiu, em 2013, o 1 de setembro como Dia Nacional das Bandas Filarmónicas. A Fundação INATEL está a organizar as comemorações regionais do distrito de Faro em parceria estreita com a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.