O 32.º Festival do Marisco de Olhão começou da melhor forma, no dia 10 de agosto, com uma extraordinária moldura humana, fosse para provar os deliciosos frutos da Ria Formosa, fosse para assistir ao concerto do artista da noite, nada mais, nada menos, que o híper mediático Tony Carreira. A iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, organizada pela Empresa Municipal Fesnima, voltou a ter um cartaz musical de eleição, seguindo-se Richie Campbell (11 de agosto), D.A.M.A. (12 de agosto), Diogo Piçarra convida Jimmy P (13 de agosto), Nelson Freitas (14 de agosto) e Seu Jorge (15 de agosto).
Apesar da excelência do cartaz, os preços de entrada no recinto instalado no Jardim Pescador Olhanense eram perfeitamente acessíveis, 9 euros nos dias 10 e 15 e seis euros nos restantes dias. Junte-se a isso o facto de as crianças até aos seis anos não pagarem entrada e, para os jovens entre os sete e os 12 anos, o bilhete ter 50 por cento de desconto, e facilmente se compreendia as imensas famílias que muito cedo começaram a encher as mesas. Havia ainda a novidade do Bilhete Festival, para os seis dias do evento, que podia ser adquirido a um preço mais económico, 36 euros para adultos e 18 euros para as crianças.
Assumindo-se como um dos principais cartazes turísticos de Olhão e do Algarve, o Festival do Marisco é um ponto de visita obrigatório, tanto para os algarvios como para os muitos turistas que em agosto se encontram na região, com o objetivo de se deliciarem com o marisco mais fresco, confecionado no momento e como só os olhanenses sabem, com o maravilhoso cenário da Ria Formosa como pano de fundo. Os camarões grelhados, as sapateiras, o arroz de marisco, as paellas, as lagostas, os lavagantes, as amêijoas ou as ostras continuam a fazer crescer água na boca aos visitantes do Festival.
A inauguração oficial do 32.º Festival do Marisco de Olhão teve como convidado de honra o Primeiro-Ministro António Costa, que se fez acompanhar pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, pelo Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, e pelo Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__120