O Folkfaro voltou a trazer as danças do mundo à capital algarvia, e não só, com a 15.ª edição a confirmar os pergaminhos de maior festival de folclore do Sul de Portugal. De 19 a 27 de agosto assistiu-se a um colorido especial por Faro e outras localidades da região, em mais uma organização do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro. Estiveram representadas as músicas, danças e trajes de povos de diferentes continentes, através da participação de grupos provenientes de sete nações. Ao todo, foram mais de 300 participantes, entre bailadores e músicos, que mostraram a riqueza das tradições populares das suas terras.
«Povos, Culturas e Tradições!...» foi o lema da edição de 2017 e os grupos presentes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização. Assim, o elenco do XV Folkfaro foi constituído por: Folk Ensemble Madara (Shumen), da Bulgária; Ensembles Murager e Inju Marzhan (Atyrau), do Cazaquistão; Grupo Folklórico Costa Rica (Asserri), da Costa Rica; Gruppo Gergent (Sicília), da Itália; Ballet Folklórico de Orizaba (Orizaba), do México; e Ensemble Warszawianka (Varsóvia), da Polónia. Para além dos grupos internacionais, também as tradições portuguesas estiveram bem representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal, designadamente: Grupo Tradicional «Os Casaleiros» - Azambuja; Rancho Folclórico Rosas do Lena – Batalha; Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães; Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha (Loulé); Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro; Grupo Folclórico de Faro (organizador) – Adulto, Infantil e Cancioneiro.
A Gala de Abertura voltou a realizar-se no Teatro das Figuras, na noite de 19 de agosto, com todos os países participantes, naquele que foi o pontapé de saída para nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades. A Gala contou com as participações especiais da Companhia de Dança do Algarve e da cantora Sandra Cristo, a apresentação do grupo anfitrião e a estreia de todos os seis grupos internacionais convidados.


Os espetáculos diários regressaram este ano ao Palco do Passeio da Docas, entre 20 e 27 de agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais. Em cada uma dessas noites atuaram os diversos grupos estrangeiros, assim como o Clube de Danças João de Deus, Associação São Brás Bailando, Grupo «Amar Guitarra» e Fado com Cátia Alhandra, acompanhada por José Alegre e Rafael Pacheco. O FolkFaro apresentou ainda espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Albufeira, Tavira e Silves, num total de 15 localidades.
As animações de rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca, e as animações musicais na «Tertúlia Algarvia», geraram um ambiente de alegria e festa um pouco por toda a cidade. Os programas especiais para crianças na Biblioteca Municipal de Faro e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em várias instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçaram a componente social do festival. Mas houve também lugar a Ateliers de Dança na Escola EB 2,3 Santo António, onde os mais curiosos podiam aprender e praticar um pouco das danças do mundo com os grupos participantes.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__122