Em Dia do Município, o executivo camarário de Albufeira visitou a obra de beneficiação do Parque Verde Urbano que está a crescer na entrada principal da cidade e que pretende transformar o jardim da encosta do Cerro de Malpique num recreio para todos. A estrutura assegura a qualidade de vida em meio urbano através da retenção de poeiras e do armazenamento de água, entre outros aspetos, promove a biodiversidade e valoriza um espaço que estava votado ao abandono. É constituída por áreas de equipamento multigeracional e de crossfit; uma área de estadia, adjacente ao eixo viário, revestida de forma homogénea com arbustos aromáticos de pequeno porte, nomeadamente alfazemas; uma área de parque infantil inclusivo, entre a zona do Parque de Campismo (a norte) e a zona antiga da cidade (a sul), que terá um espaço aberto e um quiosque como elementos impulsionadores de vivências; e uma praça central, a ligar a área de estadia e as restantes áreas do Jardim da Encosta.


A intervenção geral e mais ampla procura fomentar a ligação pedonal de várias zonas da cidade de Albufeira, como os Caliços, Vale Pedras e Valmangude, passando pela Praça dos Pescadores, Centro Histórico e Cerro de Malpique, conforme explicou a arquiteta Manuela Santos. “Foi utilizado um equipamento dinâmico e inovador, como é o caso, na praça central, dos bancos que estão iluminados no interior e que dão a possibilidade de ligar à rede wi-fi. No parque infantil podem ser desenvolvidas várias atividades. No que toca à vegetação, houve o cuidado de se utilizarem espécies autóctones, tendo sido plantadas 155 árvores, mais de metade delas amendoeiras, mais ciprestes, choupos e árvores ornamentais para sombra, como a bauhinia e o jacarandá”, descreveu a projetista.


A ideia é que o Jardim da Encosta faça parte de um conjunto harmonioso de espaços verdes espalhados por todo o município, tudo para que as pessoas retomem os hábitos pedonais de outros tempos, confirmou Carlos Silva e Sousa. “É um projeto ambicioso, colocar os residentes e os visitantes a andarem a pé, a desenvolverem formas de vida mais saudáveis. Atualmente, as pessoas estão rotinadas a levar o carro mesmo para a porta de casa e do trabalho e queremos inverter esse fenómeno. Também tivemos a preocupação de usar espécies arbóreas que utilizam o mínimo de rega possível”, rematou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina