No âmbito da Campanha «Lagos na Onda de verão 2017», que arrancou no final de junho com o Hastear das Bandeiras Azuis em todas as zonas balneares do município, a Câmara Municipal de Lagos vai promover um Concurso de Fotografia Digital, este ano subordinado ao tema «O Teu Planeta é a Tua Terra». O concurso pretende sensibilizar as pessoas para a observação da Natureza, incentivar a preservação do ambiente e desenvolver a consciência para a valorização do património natural e de ações/ comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, procurando ainda estimular a criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.
Para a edição do corrente ano, integrada nas comemorações dos 30 anos da Bandeira Azul, o desafio do tema consiste em registar as ações e contributos, ou o resultado dessas ações/contributos, de cada um de nós para a melhoria ambiental do nosso planeta, assente nesta ideia: «Cuida do Mundo a partir do teu Quintal». Os objetivos a fotografar podem incidir literalmente no pequeno quintal onde se cultivam espécies vegetais sem recurso a pesticidas, como nos cuidados a ter com a separação dos resíduos domésticos e a reciclagem, passando pelas boas práticas ambientais de preservação de espécies animais e vegetais, e todas as manifestações ecológicas e pró-ambientais que se encontram ao alcance do cidadão comum.
Todos os registos fotográficos terão de ser realizados na área geográfica do Município de Lagos. Os prémios desta edição, atribuídos pelo Município, são os seguintes: 1.º Prémio: cheque no valor de 500 euros; 2.º Prémio: cheque no valor de 300 euros; 3.º Prémio: cheque no valor de 200 euros. Os resultados serão exibidos no site institucional da Câmara Municipal de Lagos e na página «Município de Lagos» do Facebook, a partir de 30 de outubro. A data de início de receção das fotos é o dia 1 de agosto e a data limite 30 de setembro.