Agosto traz uma das celebrações mais emblemáticas para os castromarinenses, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira desta vila raiana. De 11 a 15 de agosto, o coração da vila de Castro Marim volta a viver esta celebração que, depois de 18 anos, voltou o ano passado ao seu local original, junto à Igreja Matriz, readquirindo maior familiaridade e envolvência com a comunidade.
As manifestações religiosas são o ponto alto das Festas, mas o programa é rico e diversificado, envolvendo, como não podia deixar de ser, a animação musical, o artesanato, a etnografia e também a gastronomia.
As comemorações deste ano começam pelas 19h de dia 11 de agosto, sexta-feira, com uma Color Run, com ponto de partido no Polidesportivo de Castro Marim. Segue-se, às 20h, uma Festa da Espuma, com DJ, no mesmo local. Os eventos assinalam ainda o Dia Internacional da Juventude, que oficialmente se celebra a 12 de agosto, este ano à luz do tema «Jovens construindo a paz», e cujo objetivo passa pela promoção de estilos de vida saudáveis e da prática desportiva. As comemorações do Dia Internacional da Juventude são fruto de uma proposta de um grupo de jovens de Castro Marim, em parceria com a Rodactiva e o Motoclube «Os Piratas».
A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia retoma os festejos no dia 12 de agosto, sábado, pelas 20h. É noite de baile, com Fábio Vicente, e de assistir ao admirável espetáculo do grupo de dança das ARUTLA (22h), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.
No domingo, dia 13 de agosto, a animação musical fica a cargo do grupo de baile «Gerações». O grande destaque da noite é o concerto de «Baby Lores & Luís», com músicas que vão desde o reggaeton à pop eletrónica. As celebrações continuam no dia 14 de agosto, segunda-feira. Em palco estará o grupo «ALBuhera», um grupo que privilegia a fusão de sonoridades, com raízes na música tradicional portuguesa, mais particularmente no fado. Como nas outras noites, não faltará o baile popular, desta vez com Zé Aníbal.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm o seu ex-libris na terça-feira, dia 15 de agosto, o dia da padroeira. As celebrações começam cedo, pelas 8h30, com os momentos solenes da Arruada, pela Banda Musical Castromarinense, e o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho. Pelas 10h iniciam-se as cerimónias religiosas, com a Recitação do Terço e uma Missa Solene na Igreja Matriz, retomadas depois pelas 19h, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires é preparada para deixar a Igreja Matriz e percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria. Este será também o dia do início do torneio anual de futsal «Nelson Solá», marcado para as 9h, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador. O dia principal das Festas trará a palco Mickael Carreira, num concerto que promete ser especial, marcado para as 22h30.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.