Mickael Carreira é estrela das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires


Agosto traz uma das celebrações mais emblemáticas para os castromarinenses, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira desta vila raiana. De 11 a 15 de agosto, o coração da vila de Castro Marim volta a viver esta celebração que, depois de 18 anos, voltou o ano passado ao seu local original, junto à Igreja Matriz, readquirindo maior familiaridade e envolvência com a comunidade.
As manifestações religiosas são o ponto alto das Festas, mas o programa é rico e diversificado, envolvendo, como não podia deixar de ser, a animação musical, o artesanato, a etnografia e também a gastronomia.
As comemorações deste ano começam pelas 19h de dia 11 de agosto, sexta-feira, com uma Color Run, com ponto de partido no Polidesportivo de Castro Marim. Segue-se, às 20h, uma Festa da Espuma, com DJ, no mesmo local. Os eventos assinalam ainda o Dia Internacional da Juventude, que oficialmente se celebra a 12 de agosto, este ano à luz do tema «Jovens construindo a paz», e cujo objetivo passa pela promoção de estilos de vida saudáveis e da prática desportiva. As comemorações do Dia Internacional da Juventude são fruto de uma proposta de um grupo de jovens de Castro Marim, em parceria com a Rodactiva e o Motoclube «Os Piratas».
A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia retoma os festejos no dia 12 de agosto, sábado, pelas 20h. É noite de baile, com Fábio Vicente, e de assistir ao admirável espetáculo do grupo de dança das ARUTLA (22h), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.
No domingo, dia 13 de agosto, a animação musical fica a cargo do grupo de baile «Gerações». O grande destaque da noite é o concerto de «Baby Lores & Luís», com músicas que vão desde o reggaeton à pop eletrónica. As celebrações continuam no dia 14 de agosto, segunda-feira. Em palco estará o grupo «ALBuhera», um grupo que privilegia a fusão de sonoridades, com raízes na música tradicional portuguesa, mais particularmente no fado. Como nas outras noites, não faltará o baile popular, desta vez com Zé Aníbal.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm o seu ex-libris na terça-feira, dia 15 de agosto, o dia da padroeira. As celebrações começam cedo, pelas 8h30, com os momentos solenes da Arruada, pela Banda Musical Castromarinense, e o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho. Pelas 10h iniciam-se as cerimónias religiosas, com a Recitação do Terço e uma Missa Solene na Igreja Matriz, retomadas depois pelas 19h, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires é preparada para deixar a Igreja Matriz e percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria. Este será também o dia do início do torneio anual de futsal «Nelson Solá», marcado para as 9h, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador. O dia principal das Festas trará a palco Mickael Carreira, num concerto que promete ser especial, marcado para as 22h30.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.