No ano em que cumpre 87 anos de vida, o Museu Municipal de Lagos vai encerrar temporariamente as suas portas, no dia 1 de setembro, para a realização de importantes obras de reabilitação e ampliação daquele equipamento cultural, completando um processo que começou com a reabilitação da Igreja de Santo António. Prevê-se que a intervenção esteja concluída no início de 2019, mas a Igreja de Santo António, que lhe é contígua, permanecerá aberta ao público.  
Assinalando no dia 23 de agosto o seu 87.º aniversário, o Museu Municipal Dr. José Formosinho atingiu, desde cedo, o reconhecimento nacional e internacional. Recorde-se que, no Algarve, foi, durante muito tempo, uma das poucas instituições museológicas existentes e as suas coleções multidisciplinares, de grande valor histórico e cultural, têm atraído pessoas de diferentes extratos socioculturais, algumas delas com provas dadas em termos científicos. A sua vocação de Museu Regional foi fundamental para dar a conhecer o valioso acervo arqueológico de Lagos e dos concelhos limítrofes, que enriquece e enche de orgulho a cidade e a região, mas também outros recursos que incorporaram secções de igual importância, como a Etnográfica e a História Natural, continuando, ainda hoje, a ser alvo de doações, prova do carinho que o museu merece da parte de muitos cidadãos.
A operacionalização dos trabalhos a levar a efeito pelos serviços municipais, apoiados pelas instituições de tutela do património cultural (Direção Geral do Património Cultural e Direção Regional de Cultura do Algarve) integram várias etapas, designadamente, a: preparação de todos procedimentos necessários para retirar e manter em segurança todas as coleções do museu; promoção do tratamento das peças que apresentam maiores fragilidades; remodelação e beneficiação arquitetónica do edifício, reforçando as suas estruturas, substituindo e uniformizando completamente as suas coberturas e dotando-o de adequados sistemas de controlo ambiental; apresentação de uma exposição completamente renovada, com informação otimizada para os visitantes, não esquecendo nunca o seu fundador: o Dr. José Formosinho; ampliação do museu ao edifício da antiga cadeia e a um edifício contíguo localizado na Rua de S. Gonçalo de Lagos, que irá permitir a instalação de um novo Núcleo dedicado à Arqueologia, bem como à criação de espaços técnicos, um espaço para serviço educativo e mais área para reservas.
O processo de «Remodelação, Modernização e Dinamização do Museu Municipal Dr. José Formosinho», candidato a financiamento comunitário ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020, completa a obra de reabilitação da Igreja de Santo António levada a efeito anteriormente, e também esta realizada ao abrigo de financiamentos comunitários no âmbito do antigo quadro comunitário. O investimento total desta intervenção é de três milhões, 421 mil e 845,49 euros, com uma comparticipação prevista de dois milhões, 53 mil e 107,29 euros.