A Odiana realizou, no dia 28 de julho, a sua experiência piloto de turismo criativo no Baixo Guadiana, no âmbito do projeto CREATOUR, tendo como cenário de fundo a Salina da Barquinha, em Castro Marim. O balanço é positivo e a Odiana, com base nas primeiras reações, já está a pensar num segundo workshop, desta vez aberto ao público em geral.
Foi a oportunidade ideal para descobrir, tanto na teoria, como na prática, o saber tradicional usado durante séculos na extração de sal. A meta foi sentir a natureza nas salinas e conhecer como se produz o sal numa visita turística que ofereceu a possibilidade de recolher o sal/flor sal artesanalmente e assistir ainda ao processo de embalamento. Para concluir esta experiência, e numa perfeita simbiose entre o trabalho do Homem e a vontade da Natureza, o spa salino para relaxar e equilibrar energias: um banho flutuante de sais minerais e aplicação de argila da salina.
Esta experiência congregou um grupo de 10 pessoas dos projetos-pilotos do Algarve (Barroca, Tertúlia Algarvia, Loulé Criativo) e do Centro de Investigação sobre o espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve. A atividade decorreu no seguimento do projeto da Odiana «Oficinas do Saber Tradicional», em estreita colaboração com a Cooperativa Terras de Sal e com a empresa «Água Mãe». O objetivo foi a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana, de forma dinâmica e interativa, através de experiências únicas. Está para breve a próxima experiência de turismo criativo da Odiana, que compilará ainda oficinas dinâmicas com o Pão Caseiro, Doçaria Tradicional e Cestaria, entre outras.
Através deste projeto, a Odiana pretende reforçar a identidade/cultura do Baixo Guadiana, dinamizar o interior do território e atrair mais turistas e envolver a comunidade local na cultura identitária do Baixo Guadiana. O projeto CREATOUR pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais. O CREATOUR, tem uma duração de 36 meses, é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra  e é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.