Paderne é uma das 14 finalistas do concurso «7 Maravilhas - Aldeias de Portugal», na categoria de Aldeias Rurais. Ao todo eram 49 as pré-finalistas nas sete categorias - Aldeias Rurais, Aldeias Autênticas, Aldeias Monumento, Aldeias em Áreas Protegidas, Aldeias Remotas, Aldeias de Mar e Aldeias Ribeirinhas, sendo as sete vencedoras apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias.
As linhas telefónicas abrem já este domingo, pelas 21h10, durante o programa «Best off» das sete galas já realizadas, e encerram no dia 3 de setembro, na Gala Final, conduzida por Catarina Furtado e José Carlos Malato. “É com grande orgulho que vemos a nossa aldeia de Paderne chegar a finalista deste concurso, podendo tornar-se numa das 7 Maravilhas de Portugal”, confessa o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, deixando o apelo ao voto de todos, especialmente dos algarvios, já que Paderne é a única aldeia algarvia finalista e irá representar toda a região.
Para votar em Paderne basta ligar para o número 760 10 70 03 já a partir deste domingo e até dia 3 de setembro. Se Paderne for vencedora, tornar-se-á na terceira maravilha do Algarve, depois da eleição da Ria Formosa, em 2010 (7 Maravilhas Naturais) e de Odeceixe, em 2012 (7 Maravilhas Praias).