Foi aprovado por unanimidade, na reunião do executivo camarário de 30 de agosto, a proposta do Plano de Pormenor Noroeste de Olhão, instrumento de gestão territorial municipal que permite à autarquia dar coerência formal ao espaço urbano no limite noroeste da cidade, rematando a malha urbana nessa zona.
A área de intervenção do Plano de Pormenor Noroeste de Olhão localiza-se nas freguesias de Pechão e Quelfes, mais propriamente na zona noroeste da cidade, conhecida por Quinta João de Ourém. Abrange uma superfície de cerca de 20,62 hectares, correspondendo a uma zona bastante consolidada da cidade. O Plano é delimitado a norte por uma área agrícola, a sul pela Rua da Comunidade Lusíada, onde se localiza a Escola E.B. 2/3 Prof. Dr. Paula Nogueira, a poente por uma linha de água junto ao Campo Municipal de Olhão, e a nascente pelo Bairro Lopes.
O processo teve início em março deste ano quando, em reunião camarária, foi deliberado, igualmente por unanimidade, dar início à elaboração deste instrumento de gestão territorial. Depois do respetivo período de participação preventiva, que decorreu entre julho e agosto, e da votação camarária de dia 30 de agosto, o Plano de Pormenor Noroeste de Olhão segue agora para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, para respetiva aprovação, sendo posteriormente apresentado à Assembleia Municipal.