Foram realizados, em julho, um total de 2413 atendimentos nos 32 Postos de Saúde de Praia, disponibilizados ao longo da costa algarvia pela Administração Regional de Saúde do Algarve, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Plano de Verão 2017. Destes, 1315 atendimentos foram para tratamentos e suturas, 378 deveram-se a picadas de peixe-aranha e insetos, 437 contemplaram medições de pressão arterial, 109 foram para administrar injeções e 143 para realizar testes de Glicemia, tendo sido registados durante este período 31 encaminhamentos para outras unidades de saúde.
Durante o mês de julho, cerca de 66,8 por cento dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes na Região do Algarve (50,8 por cento são residentes noutras regiões do país e 16 por cento são estrangeiros) e os restantes 33,2 por cento são residentes no distrito de Faro, percentagens que se justificam dado o elevado número de turistas, nacionais e estrangeiros, que se encontram na região algarvia nesta época do ano. Os Postos de Saúde de Praia com maior número de atendimentos em julho foram os de Armação de Pera, Ilha da Culatra e Ilha da Armona.
Os Postos de Saúde de Praia, com o horário de atendimento entre as 10h e as 19h, têm como objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada e irão manter-se em funcionamento até 17 de setembro.