A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, visitou o Município de Albufeira, no dia 3 de agosto, tendo-se encontrado com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, para abordar o assunto relativo à construção do novo Quartel do Posto Territorial da GNR de Olhos de Água. Recorde-se que a governante já tinha estado em Albufeira em outubro do ano transato, ocasião em que o edil solicitou a Isabel Oneto o envolvimento do Ministério da Administração Interna neste projeto que considera “essencial para reforçar a segurança numa zona que durante o Verão acolhe milhares de turistas e durante o Inverno tem centenas de residências que necessitam de vigilância”.
Da reunião de 3 de agosto resultou um acordo entre ambos, que dita a divisão das despesas relativas à construção do novo Quartel em metades iguais. “Ficou acordado que o Município de Albufeira suportará metade das despesas e a outra metade será providenciada pelo Ministério, o que ainda irá merecer ratificação dos respetivos órgãos”, explica Carlos Silva e Sousa, cuja autarquia já custeou a elaboração do projeto de arquitetura e cedeu as instalações da antiga Junta de freguesia de Olhos de Água, onde atualmente funciona o Posto da GNR daquela localidade. “O Quartel de Olhos de Água encontra-se bastante degradado e sem condições para dar resposta às necessidades de um concelho e de uma freguesia fortemente marcados pela atividade turística e com bastante população residente”, salientou Carlos Silva e Sousa, acrescentando que esta intervenção vem também melhorar as condições de trabalho dos 18 agentes afetos àquele Posto.
O novo Quartel irá ser construído numa área de 260 metros quadrados, dotada de Receção, Área de Comando do Posto Territorial (Área de Comando e Área Policial) e Serviços Gerais do Quartel (refeitório, vestiários, balneários, alojamento, áreas de apoio e equipamentos), num projeto que se estima que atinja os 237 mil e 333,66 euros. Para definir, em breve, estão algumas questões de pormenor referentes ao novo edifício. Para além do Posto Territorial de Olhos de Água, a Guarda Nacional Republicana tem um Subdestacamento Territorial de Albufeira, um Posto de Atendimento no Centro Antigo da cidade e um Posto Territorial em Paderne.