O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, participou na apresentação do «Quarteira EcoLab», um projeto para a promoção da defesa ambiental desenvolvido pelo Município de Loulé, uma das doze candidaturas de Laboratórios Vivos (Living Lab), aprovadas pelo Governo para fomentar a descarbonização. “Trata-se de um projeto que tem como ideia base pegar num quarteirão da cidade de Quarteira, isolá-lo para permitir a reorganização e promover a implementação de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, incentivem o uso da mobilidade suave / o uso da bicicleta, apostem na reabilitação da rede de iluminação pública e num conjunto de medidas práticas para melhor adaptação do espaço urbano às alterações climáticas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.
Durante a sua intervenção, o Ministro Matos Fernandes referiu que “as alterações climáticas são coisas do presente e temos de alterar o nosso modo de vida”. “O apoio a projetos demonstrativos ao nível nacional vai ser uma semente de capital e as cidades inteligentes são muito mais que cidades tecnológicas. O futuro é das cidades sustentáveis e das cidades partilhadas”, acrescentou o governante, indicando que esta iniciativa tem múltiplos objetivos, nomeadamente, fomentar a descarbonização das cidades com aumento da eficiência e a redução do consumo de energia e estimular a cocriação de cidades inovadoras que visem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Até ao final do ano, o trabalho passa por elaborar um projeto, havendo para tal financiamento estatal de 80 mil euros para cada uma das 12 autarquias participantes. Depois, alguns desses projetos serão escolhidos para serem concretizados e cada autarquia selecionada poderá beneficiar de uma verba na ordem dos 500 mil euros, proveniente do Fundo Ambiental.
Em junho, as entidades que constituem o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), aprovaram uma moção afirmando o seu empenhamento em cooperar e contribuir, no exercício das suas atribuições e competências, para a concretização do Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC) e da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC), designadamente na implementação eficiente de medidas de mitigação e adaptação, e na promoção da sua integração nos programas e planos territoriais com incidência espacial regional e local. Refira-se ainda que o Programa Operacional CRESC Algarve 2020 e o PO SEUR tem aprovadas candidaturas dinamizadas pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e pelos Municípios, com sinergias com as temáticas das Cidades Inteligentes, Mobilidade e Descarbonização, como são exemplos o Observatório Municipal Ambiental de Loulé e o PARU – Plano de Regeneração Urbana de Quarteira.