No dia 13 de agosto decorre, em Salir, a quarta edição do UTRP - Ultra Trilhos Rocha da Pena, um evento de trail running realizado exclusivamente por trilhos na serra e barrocal do Algarve. Esta foi a primeira prova do Algarve a integrar os campeonatos nacionais de Trail e Ultra Trail, pontuando também para a «meca» do trail running mundial, o UTMB - Ultra Trail do Mont Blanc.
O evento acompanha o fenómeno nacional da corrida em contacto com a natureza e tem como objetivo promover o interior do Algarve através do desporto, mostrando as suas belezas naturais, neste caso, em torno da Paisagem Protegida da Rocha da Pena. Estão inscritos mais de 600 atletas de oito nacionalidades, entre eles toda a elite nacional da modalidade, sendo expectável uma grande afluência de público que poderá assistir a prestação dos atletas na chegada e partida no Complexo Desportivo de Salir, bem como nas zonas espetáculo assinaladas pela organização ao longo dos percursos. As partidas serão às 7h, 8h e 8h30 para os 48, 24 e os 16 quilómetros, respetivamente. O primeiro atleta dos 25 e dos 16 quilómetros está previsto chegar às 10h e o dos 48 quilómetros às 11h30.
O UTRP 2017 assinala a afirmação do Algarve no trail running, pelo que a organização conta com algumas novidades, como é o caso da meta volante Visacar na Penina, além da conhecida subida Fnac e do espaço kid’s, onde as crianças poderão entreter-se com um conjunto de atividades, enquanto os pais atletas desfrutam da prova. O Ultra Trail Rocha da Pena é uma organização da ATR – Associação Algarve Trail Running, com a colaboração da ACS – Associação Cultural de Salir e da Secção de Motorismo da ACS (Salir TT), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. A organização conta ainda com o apoio de várias empresas locais e nacionais.