Disputou-se, no dia 30 de julho, o tradicional passeio BTT – Rota da Sardinha, que percorreu parte da costa litoral e o interior do Concelho de Lagoa, numa organização da BTTrilhos com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa. Num domingo ameno, cerca de 400 ciclistas pedalaram, uns em modo de passeio e outros mais vocacionados para a competição, pois estavam em causa os prémios da classificação para os 35 e para os 60 quilómetros.
O andar de bicicleta é cada vez mais uma opção de vida contra o sedentarismo e traz benefícios saudáveis a quem o pratica, tendo este Passeio proporcionado uma presença de cor e movimento, ao longo de todo o Concelho, não só pelos participantes, mas também pelos curiosos que os acompanhavam num habitual treino matinal. Com o final do Passeio à hora do almoço, no Parque Municipal do Sítio da Fontes em Estômbar, os participantes puderam optar por um banho, para criar as condições ideais para a gastronomia que os esperava, sardinha assada, salada, melancia e cerveja.
A entrega informal dos prémios, feita pelos representantes da Autarquia e União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, foi uma brincadeira solidária, demonstrativa da boa relação que o Clube BTTrilhos conseguiu incutir em todos os participantes e que foi realçado pelo Vereador Luís Encarnação, numa intervenção final em que agradeceu ao Clube pela forma exemplar como decorreu o evento e que a Câmara Municipal de Lagoa desde o primeiro passeio tem apoiado. O passeio Rota da Sardinha cumpriu também o objetivo de divulgar o ano temático de 2017 que celebra o Património, não esquecendo que se encontram aqui não só os «passeantes» como também as famílias, vindos de vários pontos do País, num total de mais de mil e 200 pessoas.