Dando continuidade ao trabalho em prol da qualidade ambiental do município, arrancou o serviço de recolha porta-a-porta dos resíduos recicláveis no Centro Histórico de São Brás de Alportel. A iniciativa visa facilitar o processo de separação dos resíduos, uma vez que, no coração da vila, os ecopontos existentes ficam distantes das habitações.
A realização deste serviço é fruto de uma boa colaboração entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a ALGAR, empresa responsável pela recolha e valorização de resíduos do Algarve. A recolha será efetuada, de forma periódica, uma vez por semana, à quarta-feira das 7h30 às 8h30. Quanto aos resíduos indiferenciados, continuarão a ser depositados nos contentores do lixo que se encontram na via pública.
O serviço é gratuito e contempla a entrega de sacos com sinalética para a deposição seletiva das embalagens recicláveis de vidro, plástico/ metal e papel/cartão nos Serviços de Águas e Saneamento. O lixo a reciclar deverá ser distribuído pelos munícipes nos vários sacos: Sacos verdes para embalagens de vidro, como garrafas, boiões de doces e outros; Sacos amarelos para garrafas de plástico, latas de bebida, pacotes de leite e outros; Sacos azuis para embalagens de papel, cartão e ainda para revistas.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende criar condições para que mais munícipes do concelho possam cumprir a sua missão cívica de separar corretamente os resíduos que produzem e os encaminhem para a reciclagem.