De 1 a 30 de setembro, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros acolhe a exposição de pintura «Com o olhar de um Pintor que sente o que faz», de José Mateus Rodrigues. Funcionário público aposentado, desenhador de máquinas e ex-técnico de manutenção de aeronaves, dedica-se à pintura como autodidata há mais de 30 anos. As obras refletem as suas memórias de Moçambique, com personagens e cores vibrantes. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Até 9 de setembro, a Galeria Municipal João Bailote exibe a mostra «O meu olhar»de Brian Mehl. O artista trabalha em vários suportes e linguagens, não tendo preferências de tema ou estilo. As suas obras podem ser encontradas em coleções privadas por todo o mundo. Realizou várias exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro.
A partir de 15 de setembro e até 27 de outubro, a galeria acolhe a exposição de pintura «Albufeira e Eu», de Joaquim Pargana. Desde muito cedo que o artista trilhou um percurso como autodidata na área da escultura e, mais recentemente, na pintura a óleo sobre tela. Surge assim o convite para expor alguns trabalhos e dar a conhecer esta vertente pouco divulgada do autor. Os temas são vários, desde o mar e as suas gentes a paisagens diversas. A mostra está patente de terça a sábado, entre as 9h30 e as 12h30, e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra domingo, segunda e feriados.
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira realiza, até 15 de setembro, uma exposição de fotografias antigas intitulada «Albufeira dos tempos idos», que recorda a Albufeira nas décadas de 50 e 60. Este conjunto de fotografias pertence à coleção do Município intitulada «Albufeira imagens do passado».


A partir do dia 25 de setembro, o Museu passa a exibir a Exposição Urban Sketchers, que divulga os desenhos realizados no dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em que foi realizada uma visita ao património e natureza da freguesia de Paderne (Vila e Castelo), retratando paisagem e edifícios. Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham a região do Algarve em diários gráficos. Para ver até 25 de fevereiro de 2018, às terças, quartas, sábados, domingos e feriados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, e às quintas e sextas, das 14h às 22h. O Museu encerra à segunda-feira.