Foi num ambiente bastante descontraído, com muitos jovens, menos jovens, empresários, aspirantes a empresários, empreendedores, autarcas e convidados que se procedeu à inauguração, no dia 10 de agosto, da Startup Portimão. Esta incubadora é o mais recente projeto promovido pela autarquia de Portimão que tem como parceiros o Autódromo Internacional do Algarve e a Territórios Criativos – entidade que estará no terreno a prestar apoio à incubadora.
Localizada num edifício do Autódromo Internacional do Algarve, a StartUP de Portimão estende-se por dois pisos, por onde se distribuem seis «boxes» (gabinetes de trabalho), duas salas de reuniões, uma sala de formação, todas devidamente equipadas e com capacidade para 40 postos de trabalho, onde há também lugar para dar asas à criatividade e até uma mesa de ping-pong e um «paddock» especial para abastecer o espírito empreendedor. “É a concretização de um sonho, o resultado de uma conjugação de várias vontades e da determinação do Paulo Pinheiro, da Territórios Criativos, da Câmara e dos seus trabalhadores, que nos últimos dias estiveram aqui muitas horas para que tudo estivesse pronto”, afirmou Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão.


Outra novidade avançada pela autarca foi que, em breve, o Vai Vem irá começar a passar pelo Autódromo, estendendo uma das suas linhas, que atualmente chega à localidade da Pereira, disponibilizando-se igualmente em estudar e implementar outras situações na área da mobilidade que possam ser apresentadas pelas empresas que lá se quiseram instalar. A Presidente da Câmara Municipal de Portimão finalizou a sua intervenção, lançando um repto: “Queremos aqui muitos jovens empresários e empreendedores. E se forem mais de 30, arranjaremos ideias para a expansão deste espaço”.
Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar, revelou entretanto que os dois pisos do complexo do circuito foram cedidos a título gratuito, em regime de comodato e lembrou que esta estrutura já é utilizada, ao longo de todo o ano, por empresas mundiais, algumas delas na linha da frente da inovação, para ali testarem os seus produtos, nomeadamente ao nível dos automóveis e das motos. “E essas empresas até poderão ter vantagem em trabalhar com as startups que vierem a instalar-se na nova incubadora, enquanto o contrário também é verdadeiro”, acrescentou. O administrador referiu mesmo o exemplo de uma empresa na área da imagem que se deverá instalar em breve na «Startup Portimão» e que irá trabalhar para os clientes da Parkalgar.


Esta estrutura para acolher jovens empresas será direcionada para as «cidades inteligentes» (smart cities), nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida. “Mas nenhum negócio será rejeitado, mesmo que não se integre no grupo preferencial”, adiantou Luís Matos Martins, da Território Criativos, entidade parceira que assume a gestão da incubadora. “Uma incubadora não são só paredes e o objetivo é atrair startups e empreendedores, bem como empresas e empresários. O que queremos fazer é pôr todo o ecossistema a funcionar, juntando pessoas que estão a começar, mas também empresários com mais experiência. Só assim se conseguirá criar redes para criar negócios”, reforçou Luís Matos Martins.


Quanto à localização da incubadora, fora do centro da cidade de Portimão e numa zona mais periférica, aquele responsável sublinhou a importância de tirar partido das muitas sinergias que podem ser desenvolvidas com o Autódromo. Luís Matos Martins anunciou também que esta incubadora está já a tratar da sua certificação, para que possa passar a atribuir vouchers de incubação e outros apoios para as novas empresas. A estrutura vai ainda promover programas de formação para os seus membros e eventos e iniciativas, voltadas para o interior, mas também para o exterior. O objetivo de tudo isso é, insistiu, “criar redes entre os empreendedores, já que é dessas redes que surgem muitas das oportunidades de negócio”. Tendo com parceiros institucionais o IAPMEI e o IEFP, a «Startup Portimão» está agora aberta a candidaturas de empreendedores.