Escreveu-se história no Sintra Portugal Pro, com a bandeira portuguesa a subir ao lugar mais alto do pódio pela terceira vez em 22 anos de evento, graças a Joana Schenker, bodyboarder residente no concelho de Vila do Bispo que bateu a ex-campeã mundial Alexandra Rinder (Canárias) numa final emocionante. Em terceiro lugar ficou a campeã mundial em título, a brasileira Isabela Sousa. 
Imediatamente após a buzina que anunciou o término da final feminina e o triunfo histórico de Joana Schenker, a atleta não conseguia esconder a profunda emoção. “Nem tenho palavras para o que está a acontecer, é um sonho tornado realidade. Lembro-me de ter vindo a este campeonato pela primeira vez há 14 anos e vê-las vencer aqui e parecia-me uma coisa do outro mundo”, referiu, consciente de que a vitória na prova mais pontuada do circuito mundial feminino a lança no rumo de um eventual título mundial profissional, feito que seria inédito para um bodyboarder nacional. “Agora tudo é possível e gostaria de dedicar este título ao Francisco Pinheiro, a pessoa que me tem acompanhado sempre e que me dá mais nas orelhas”, assumiu Schenker.