A nova telenovela da SIC, «Paixão», foi apresentada, no dia 8 de setembro, no Forte do Beliche, em Sagres, precisamente um dos locais onde a mais recente produção da SP Televisão foi filmada. “Esta parceria com a Câmara Municipal de Vila do Bispo é fundamental para a consolidação da ficção portuguesa porque, para se ter público, é preciso ter boas histórias, bem representadas e bem dirigidas, mas também é necessário corrermos o país. É uma mais-valia podermos fazer ficção em Vila do Bispo”, apontou António Palma, administrador da SP Televisão. “Há que enaltecer esta atitude de algumas autarquias e administrações do território em nos ajudar a sair de Lisboa para filmar em todo o país, o que depois se repercute em termos de audiência. Queremos histórias portuguesas, passadas em Portugal, feitas por portugueses e filmadas em Portugal de Norte a Sul. E só conseguimos fazer aquilo que gostamos quando há uma estação como a SIC que acredita em nós”.


Para Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, não há dúvidas de que esta é uma excelente forma de promover o concelho a nível nacional e nos países de língua oficial portuguesa. “É importante atrair novos mercados, principalmente na época baixa. Temos enormes potencialidades no turismo de natureza, na geologia, arqueologia e paleontologia, na gastronomia, na fauna e flora, imensas coisas de que as pessoas podem desfrutar, de forma tranquila, em lazer, sem stress”, destacou o edil.


As imagens paradisíacas de Vila do Bispo são, de facto, muito conhecidas, mas agora vão chegar a casa de milhões de portugueses, todas as noites, servindo de pano de fundo ao enredo de «Paixão», para satisfação do autarca. “Vila do Bispo já é bonita por si só mas, filmada por profissionais, com equipamentos de ponta, ganha um encanto diferente e muitas pessoas vão querer conhecer este canto de Portugal. É uma aposta que vai dar resultados no curto prazo e o dinheiro que a câmara municipal investiu nesta produção vai ter, certamente, o seu retorno”, afiançou Adelino Soares. “Estes projetos devem ser acarinhados e os autarcas têm que valorizar mais as empresas e os empresários que querem investir nos seus territórios. Em Vila do Bispo temos tido uma atitude de grande proximidade em relação aos investidores e os resultados estão à vista. Esta telenovela tem muitos episódios, todos os dias vão entrar as nossas paisagens nos lares dos portugueses e isso teria um custo incalculável se estivéssemos a falar em publicidade tradicional”, concluiu Adelino Soares.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina