Foi aberto o concurso público para a construção da estação elevatória da Praça dos Pescadores, em Albufeira, no valor de quase 940 mil euros. A obra enquadra-se no Plano Geral de Drenagem de Albufeira, que apresenta um conjunto de intervenções estruturantes e complementares que visam controlar os problemas de inundação da bacia da ribeira de Albufeira, em particular na zona baixa da cidade.
Uma das principais infraestruturas estruturante prevista pelo PGDA consiste na construção de um novo túnel, de grande capacidade hidráulica para o desvio dos caudais da ribeira de Albufeira. Prevêem-se ainda, como medidas prioritárias, as seguintes intervenções: construção de dois coletores; reforço dos dispositivos de captação do escoamento superficial (principalmente na vila de Ferreiras, zona industrial de Vale do Paraíso e na cidade de Albufeira); desconexão do coletor da Rua Cândido dos Reis ao túnel; beneficiação do Caneiro da zona baixa; e minimização das perdas de carga localizadas na rede de drenagem.
O coletor da Rua Cândido dos Reis encontra-se localizado num ponto baixo. Em tempos de chuva, os caudais que afluem a essa zona, seja por escoamento superficial ou resultando da ocorrência de extravasamentos, não têm forma de serem drenados caso o Carneiro se encontre em carga. Assim, prevê-se tamponar a ligação existente ao túnel e proceder à implantação de uma estação elevatória para drenar os caudais afluentes a zona de menor cota topográfica, conduzindo-os para o meio recetor. Esta intervenção implica a reformulação da drenagem na zona, com criação de uma ligação gravítica entre o coletor da Rua Cândido dos Reis e a Praça dos Pescadores, através da construção de um coletor que permita fazer a afluir à estação elevatória os caudais que se acumulem nos pontos baixos da zona central de Albufeira.
No âmbito do PGDA, prevê-se que as principais intervenções estruturantes e intervenções complementares tenham lugar num período de cinco anos, entre 2017 e 2021.