24 Médicos de Medicina Geral e Familiar iniciam funções durante o mês de outubro nos Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, colocados no âmbito do procedimento concursal aberto pelo Aviso n.º 10362-A/2017, no passado dia 7 de setembro, para recrutamento Médicos recém especialistas em Medicina Geral e Familiar (1.ª Época de 2017) para as várias unidades de saúde do SNS. Foram publicitadas a nível nacional 290 vagas, das quais 238 ficaram ocupadas, sendo que, no Algarve, das 33 vagas colocadas a concurso, 24 ficaram ocupadas, correspondendo a 72 por cento de taxa de ocupação, a mais elevada nos concursos recentes.
Ficaram colocados no Algarve 14 médicos cuja formação foi concluída fora da região, e ficaram colocados, dos 11 internos que terminaram a sua formação no Algarve, 10 que escolheram celebrar contrato com a ARS Algarve, permitindo desta forma alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários e atribuir Médico de Família a mais 45 mil e 600 utentes do Algarve. Estes novos Médicos de Medicina Geral e Familiar vão iniciar funções nas respetivas unidades funcionais de saúde, tendo sido colocados 13 no ACES Barlavento (concelhos de Lagoa, Lagos e Portimão) e 11 no ACES Central (concelhos de Albufeira, Faro, Loulé), tendo ficado vagas de Aljezur, Silves, Vila do Bispo e Tavira por ocupar.
A integração destes novos Médicos de Medicina Geral e Familiar no SNS do Algarve aumentará significativamente a taxa de cobertura de utentes residentes na Região e inscritos no Serviço Nacional de Saúde com médico de família atribuído. Estas medidas estão integradas na estratégica assumida pela ARS Algarve com vista a melhorar e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade e a acessibilidade aos mesmos, para os algarvios e para quem visita a região.