Portimão vai ser palco, no dia 7 de outubro, do XIX Capítulo e do XIII Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, com a insigniação de novos Confrades e a Gala dos Prémios da Ordem de Santa Maria de Ossónoba. A iniciativa juntará na cidade de Portimão cerca de 300 pessoas de 40 confrarias provenientes de todo o pais, de Espanha e Itália.
O XIII Grande Capítulo, que se realiza no sábado, 7 de outubro, é o maior evento anual da Confraria dos Gastrónomos do Algarve. Num primeiro momento, às 10h, será efetuada a receção de boas vindas pelo Executivo da Câmara Municipal de Portimão e pelo Grão-Mestre da Confraria José Manuel Alves. Às 11h15 terá início, a partir do edifício dos Paços do Concelho até à Igreja do Colégio, o desfile das Confrarias, pelas ruas de Portimão, acompanhado pela Sociedade Filarmónica Portimonense. Às 11h30 tem lugar a Bênção das Insígnias pelo Padre Frederico Lemos e a Cerimónia de Entronização de novos Confrades de Honra, Mérito e Efetivos. No mesmo dia, a partir das 20h, realiza-se a V Gala dos Prémios da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, que condecora e premeia os melhores da gastronomia algarvia e nacional. A iniciativa bienal distingue 13 categorias, entre as quais: «Cozinha Tradicional do Algarve»; «Chefe de Cozinha da Região do Algarve»; «Vinho do Algarve»; «Restaurante Algarvio»; «Personalidade Enogastronómica»; «Prémio Carreira».
A Confraria dos Gastronómos do Algarve é uma associação sem fins lucrativos e tem como principal objetivo investigar, promover e divulgar o património gastronómico, almejando assegurar às gerações futuras uma vivência e convivência com a sua identidade cultural, contribuindo, desta forma, para o enriquecimento do património gastronómico do concelho de Portimão e do Algarve. É membro do CEUCO - Conselho Europeu das Confrarias, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e da Associação de Confrarias da Rota de Cister.