Subiu ao palco do Cine-Teatro Louletano, no dia 23 de setembro, «A Noite da Dona Luciana», encenada pelo quarteirense Ricardo Neves-Neves, diretor artístico da companhia «Teatro do Eléctrico», e que conta com Custódia Gallego e Rita Cruz nos papéis principais. A peça foi concebida originalmente em 1985 e é uma comédia irreverente e florida bem ao estilo de Copi, diluindo as fronteiras entre a imaginação e os estereótipos vinculados pelo inconsciente coletivo, ao estabelecer uma ácida caricatura humorística que vai desde a realidade quotidiana aos confins do absurdo e da extravagância.
Os ambientes e contextos criados em «A Noite da Dona Luciana» tanto se inscrevem no cliché e na situação comum, como se dissolvem num universo fantasioso. O enredo começa num teatro onde decorre um ensaio tardio com a presença do encenador, a atriz e o técnico. O ensaio é, contudo, interrompido por uma velha stripper transsexual que se envolve num confronto com a Companhia, lançando o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro.
A tradução do texto é da responsabilidade de Isabel Alves e o elenco é composto por Custódia Gallego, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz e Vítor Oliveira. Os figurinos estão a cargo de José António Tenente, o desenho de luz é de Elduplo e a música de Sérgio Delgado. O espetáculo já foi apresentado em Lisboa, Leiria, Vila Velha de Ródão e Funchal e teve duas nomeações para os Prémios da Sociedade Portuguesa de Autores, designadamente de «Melhor Espetáculo do Ano» e «Melhor Atriz do Ano», pela interpretação de Rita Cruz.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__126