No ano dedicado ao tema «Património, Olhar o Passado, Rumo ao Futuro», a Câmara Municipal de Lagoa organizou o 4.º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, numa parceria com a AGA – Associação de Guitarras do Algarve, em cinco fins de semana, de 17 de setembro a 22 de outubro.
Os portugueses Daniel Cristo, Manuel Toucinho e Ricardo Silva Trio e os músicos internacionais Duo NIHZ, Paco Seco, Fréderic Bernard&Arnaud Dumond e Ellipsis Trio, Edu Miranda e Tom Kerstens G Plus Ensemble apresentaram diversificadas, virtuosas e excelentes interpretações.
A programação do Festival incluiu também uma Masterclass com Ximo Tebar e um momento especial dedicado aos mais jovens e família, com Bruno Batista e o Teatro Infantil com Guitarras. Antes dos concertos e nos intervalos houve provas de vinhos e degustação da gastronomia local, do agrado de todos os espetadores.
Este Festival foi também uma oportunidade para valorizar o património do concelho, tendo os concertos acontecido em diferentes espaços para proporcionar o conhecimento e o contato com os mais emblemáticos sítios, monumentos e infraestruturas ao dispor de residentes e visitantes. Assistiu-se, assim, a uma simbiose perfeita entre a música e o património, o virtuosismo dos intérpretes, o perfecionismo instrumental e a beleza da Senhora da Rocha, Fortaleza do Carvoeiro, Igreja de Estômbar e Auditório Municipal em Lagoa.