Boa casa registou o Cineteatro S. Brás, na noite de 21 de outubro, para o primeiro Encontro Regional dos Amigos do Folclore e do Teatro, uma organização do Grupo Folclórico da Velha Guarda com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. O evento foi um verdadeiro encontro multigeracional em torno destas tradições tão populares como são o folclore e o teatro, com o primeiro momento a ser protagonizado pelos jovens elementos de um rancho proveniente de Almodôvar, do distrito de Beja.
Seguiu-se o Teatro da Universidade Sénior da Casa de Povo do Concelho de Olhão, sediada na União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, numa divertida peça com argumento de Maria José Fraqueza onde se abordou o quotidiano das antigas costureiras, numa verdadeira azáfama a preparar os fatos dos convidados do casamento do Príncipe da Fuzeta. Com a história dividida em dois atos, os atores proporcionaram umas valentes gargalhadas à assistência, sobretudo na segunda parte, onde teve lugar a tão aguardada, e hilariante, cerimónia de matrimónio. 
A terminar a primeira edição deste encontro subiram ao palco os anfitriões, ou seja, o Grupo Folclórico da Velha Guarda, que demonstraram que não há idade para executar, de sorriso nos lábios e tremenda vitalidade, as mexidas danças do folclore algarvio. Uma iniciativa de salutar e que se espera vir a repetir nos próximos anos. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__130