Decorreu, no dia 27 de outubro, no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Faro, a cerimónia de entrega dos novos capacetes adquiridos pela Câmara Municipal de Faro para esta força de intervenção. No total, são 60 novos capacetes que passam a estar à disposição dos soldados da paz desta corporação, num investimento de 16 mil e 650 euros, acrescidos de IVA. Os novos equipamentos oferecem uma maior proteção, conforto e segurança aos seus utilizadores e foram produzidos considerando as características pessoais de cada um dos Bombeiros Sapadores de Faro.
Na cerimónia de entrega dos novos equipamentos, o Comandante dos Bombeiros Sapadores de Faro, José Tomás Valente, agradeceu à autarquia local e, em especial, ao seu presidente, pela forma como tem apoiado a corporação, num esforço que permitiu que tenha hoje novos equipamentos de proteção individual, novas ferramentas e novos capacetes. O responsável revelou ainda a intenção da Câmara Municipal em adquirir, brevemente, novos veículos de intervenção para dotar a corporação municipal de mais e melhores soluções para o desempenho das suas funções.


Na sua intervenção, o edil Rogério Bacalhau salientou o facto de Faro ter o privilégio de possuir duas corporações de elite, como há poucas em Portugal, e esse facto obriga a um esforço da autarquia para que o elevado capital humano de que dispõem possa ter as necessárias condições materiais e logísticas que continuem a garantir o seu desempenho ao serviço da proteção de pessoas e bens, já não apenas no concelho de Faro, mas em todo o pais onde a vida e os bens dos portugueses possam perigar, como aconteceu recentemente nas tragédias ocorridas no Norte e Centro de Portugal. Foi com este reconhecimento público da elevada importância e mérito dos Bombeiros Voluntários e dos Bombeiros Sapadores de Faro que Rogério Bacalhau garantiu que o reforço dos meios à disposição dos soldados da paz da capital algarvia será sempre uma prioridade para o executivo municipal.