O Pavilhão Municipal de Alcoutim, em Martim Longo, vai acolher, nos dias 11 e 12 de novembro, mais uma edição da Feira da Perdiz. A tradição da caça em Portugal remonta muito no tempo, mas começou a tornar-se cada vez mais comum e elegante no final do século XIX, sendo um dos desportos mais genuinamente praticados na Península Ibérica e com grande expressão em Alcoutim, contribuindo para a dinamização e animação do município. Recorde-se que Alcoutim possui duas Zonas de Caça Municipais, 14 Zonas de Caça Turísticas e 28 Zonas de Caça Associativas, bem demonstrativas das excelentes condições existentes para a prática deste desporto.
Na décima edição da feira estarão presentes empresas e associações do setor e o visitante poderá disfrutar de um variado leque de atividades como colóquios, exposição de falcoaria, exposições de espécies cinegéticas, artesanato, concursos de cães, workshop de obediência e socialização canina, animação musical, entre outras. Nas tasquinhas será possível degustar diversos pratos típicos da gastronomia da região desta época do ano, com destaque para os pratos à base de caça.
Este ano, a Feira da Perdiz acolhe as III Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim, com um programa recheado de ilustres convidados e um showcooking onde serão apresentadas receitas com figo da índia da autoria de Vítor Ramos, Mestre Chefe de Pastelaria do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa. Os espetáculos musicais são outro ponto de interesse, com os Irmãos Verdade no sábado, dia 11, pelas 22h, e o grupo Cruzeiro no domingo, dia 12, pelas 17h30. A iniciativa integra duas provas desportivas, no dia 11 o Passeio BTT «Na rota da perdiz» e, no dia 12, a prova de Marcha Corrida.
O certame funcionará, no dia 11 de novembro, entre as 11h30 e as 2h e, no dia 12 de novembro, entre as 9h00 e as 22h, com entrada livre. A organização está a cargo do Município de Alcoutim, com a colaboração da Associação ADECMAR.