A Escola de Biodanza SRT do Algarve e o Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática juntam-se, no dia 17 de Novembro, das 16h às 19h, na Biblioteca Municipal de Olhão, para construir caminhos de mudança de paradigmas no ensino da Matemática. Esta iniciativa, subordinada ao tema «Identidade, Padrões e sequências na evolução: a matemática encontra a biodanza», enquadra-se na atual proposta de flexibilização curricular do Ministério da Educação e visa promover a conexão com todas as áreas da vida, assim como a pluralidade de saberes e fazeres (teoria e praxis), através da integração da Matemática com a Biodanza®.
As duas instituições pretendem potenciar o «olhar integral» sobre a educação através de ferramentas que ajudem os educadores/professores no seu processo de facilitação de múltiplas aprendizagens e promover a inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a conexão com todas as áreas da vida. A ação será composta por três momentos – introdução teórica, prática e partilha – em que, através da dança, se convida, de forma vivencial, a contactar, não só com padrões e sequências, mas também com a mudança. A integração entre a Matemática e a Dança abre campo para novas descobertas que ligam, integram e assimilam o conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
Esta abordagem multidisciplinar, de mão dada com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, expande as possibilidades de transmissão e aprendizagem de conteúdos mais teóricos e abstratos, como é o caso da matemática. A Biodanza, sendo um sistema de desenvolvimento humano assente nas ciências da vida, entre outras valências, aponta a integração e expressão da identidade, criando condições para a conexão consigo mesmo, com o outro e com a totalidade.