A Escola de
Biodanza SRT do Algarve e o Núcleo do Algarve da Associação de Professores de
Matemática juntam-se, no dia 17 de Novembro, das 16h às 19h, na Biblioteca
Municipal de Olhão, para construir caminhos de mudança de paradigmas no ensino da
Matemática. Esta iniciativa, subordinada ao tema «Identidade, Padrões e
sequências na evolução: a matemática encontra a biodanza», enquadra-se na atual
proposta de flexibilização curricular do Ministério da Educação e visa promover
a conexão com todas as áreas da vida, assim como a pluralidade de saberes e
fazeres (teoria e praxis), através da integração da Matemática com a Biodanza®.
As duas
instituições pretendem potenciar o «olhar integral» sobre a educação através de
ferramentas que ajudem os educadores/professores no seu processo de facilitação
de múltiplas aprendizagens e promover a inovação nos processos de ensino e aprendizagem
da Matemática e a conexão com todas as áreas da vida. A ação será composta por
três momentos – introdução teórica, prática e partilha – em que, através da
dança, se convida, de forma vivencial, a contactar, não só com padrões e
sequências, mas também com a mudança. A integração entre a Matemática e a Dança
abre campo para novas descobertas que ligam, integram e assimilam o
conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
Esta abordagem
multidisciplinar, de mão dada com a teoria das inteligências múltiplas de
Howard Gardner, expande as possibilidades de transmissão e aprendizagem de conteúdos
mais teóricos e abstratos, como é o caso da matemática. A Biodanza, sendo um
sistema de desenvolvimento humano assente nas ciências da vida, entre outras
valências, aponta a integração e expressão da identidade, criando condições
para a conexão consigo mesmo, com o outro e com a totalidade.