Realiza-se, no dia 9 de novembro, a conferência «Um alerta para a fraude online na indústria do turismo», promovida pela Associação Safe Communities Portugal (SCP), a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária e a Região de Turismo do Algarve (RTA). A decorrer na Escola do Turismo de Portugal em Faro, a conferência internacional pioneira em Portugal contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
“A fraude é um crime em ascensão na indústria turística e tem vindo a afetar o aluguer de casas, a compra de bilhetes aéreos e a gerar falsas denúncias de intoxicações alimentares, entre outros tipos de fraude. O impacto para os hoteleiros, operadores e agentes de viagens é elevado”, explica o presidente da SCP, David Thomas. Esta iniciativa pretende, assim, debater os riscos e apresentar medidas preventivas para diminuir o número de fraudes e o seu impacto na atividade turística. A conferência apresentará ainda sugestões para melhorar a construção de sites e a gestão de redes sociais na área do alojamento turístico, de modo a torná-los mais seguros.
O evento é apoiado pela TUI e pela Escola do Turismo de Portugal em Faro e reúne especialistas das diversas forças de segurança do país (PSP, GNR, ASAE, SEF, CNCS), representantes de associações de consumidores, da EUROPOL, da Prevention of Fraud in Travel e de outras entidades do setor turístico. “O setor do turismo está em franco crescimento no país e atrai as atenções de todos à medida que os números das dormidas e dos proveitos aumentam. A tendência de cometer fraude turística poderá assim ser maior, sobretudo na área do cibercrime, pela característica veloz da Internet e pelo anonimato que esta confere aos utilizadores. Esta conferência vem em boa hora, pois permitirá debater a fraude e encontrar mecanismos de defesa para evitá-la”, refere Desidério Silva, presidente da RTA.  
De entrada livre, a participação na conferência carece de inscrição obrigatória através do e-mail planeamento@turismodoalgarve.pt, até dia 6 de novembro. O evento decorre das 9h30 às 17h30, em inglês e português.