O Dia do Município de Lagos, assinalado a 27 de outubro em honra do Santo Padroeiro São Gonçalo de Lagos, teve início com a tradicional Cerimónia do Hastear das Bandeiras, que decorreu na Praça Gil Eanes, na presença de várias coletividades culturais, recreativas e desportivas do concelho e munícipes que se quiseram associar a estas comemorações, seguida da apresentação de cumprimentos por parte do executivo municipal. Logo de seguida tiveram lugar as Festas Religiosas com a realização de uma Missa Campal, no Jardim da Constituição, e de uma Procissão até ao Porto de Lagos, onde se realizou uma Bênção do Mar e das Embarcações.
Na parte da tarde foi a vez do Centro Cultural de Lagos acolher um dos momentos mais marcantes das comemorações – a Sessão Solene, durante a qual se prestou homenagem a 10 personalidades através da atribuição de Medalhas de Mérito Municipal. Antes disso, porém, usou da palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, que relembrou que o que se pretende com este gesto “é ressalvar os atos e os exemplos de vida destas pessoas para que possam perdurar na nossa memória, perpetuando-os como exemplos a seguir”. “Todos nascemos com a capacidade de aprender e é aprendendo através dos bons exemplos que alcançaremos uma comunidade melhor. Só seremos capazes de construir um futuro melhor, para nós e para as gerações vindouras, através das memórias dos melhores”, reforçou.


Esta ideia foi partilhada pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, que começou exatamente por lembrar o percurso de vida do padroeiro do município – São Gonçalo de Lagos, “uma figura de amparo de aflitos e das populações”, aproveitando para dar os parabéns à Paróquia de Santa Maria e ao agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, que organizaram este ano as Festas Religiosas em homenagem ao Santo Padroeiro. “Neste dia do Município é importante relembrar e homenagear as referências para a nossa comunidade e as pessoas que dão, e deram, um contributo para o engrandecimento desta mesma comunidade. Não há dúvidas de que as individualidades hoje aqui agraciadas são os heróis do quotidiano local, os que pela sua determinação e perseverança seguem em frente, sem temor, por um mundo melhor, do pequeno mundo de cada um e de todos nós”, salientou a edil.
Deste modo, foram agraciados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata: Cláudia Teresa Pires Neto, Paulo José Rosado Batista, Velaudmiro Pereira Betes, António Alves dos Santos e António Manuel Chaparro Gomes. Com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro foram distinguidos: José António Martins Flosa, Lázaro de Jesus Galvão (a título póstumo), José Manuel da Glória Freire de Oliveira, Silvestre Marchão Ferro e D. Diego Garcia Hernandez.


A Sessão Solene contou ainda com dois momentos de animação cultural: um a cargo da Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, coletividade do concelho de Lagos que celebrou este ano o seu 86.º aniversário e cuja história foi marcado pela presença, trabalho e dedicação do Maestro José António Martins Flosa; o outro momento traduziu-se na atuação do Coro «Entre Amigos por Milagros», que trouxe ao palco do CCL sevilhanas e fandango, uma mostra da cultura e tradições da Andaluzia. No final do dia houve ainda lugar à inauguração da Exposição «Dinossauros da Lourinhã em Lagos», resultante de uma parceria entre o Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã e o Município de Lagos, e produzida conjuntamente pelo Museu da Lourinhã e pelo Museu Municipal de Lagos, com o apoio da equipa do Centro Cultural de Lagos, demais serviços da autarquia e da Junta de Freguesia de São Gonçalo.