O MAR Shopping Algarve abriu as suas portas, no dia 26 de outubro, dando a conhecer aos visitantes um espaço moderno com design nacional, conjugado com elementos decorativos da região, zonas com vegetação natural e a maior área de lazer ao ar livre integrada num centro comercial do país. A presença de plantas e espécies nativas em todo o complexo, a instalação de painéis solares fotovoltaicos, iluminação LED e software de controlo de consumo avançados são alguns dos elementos que distinguem a sustentabilidade do projeto. Esta aposta originou a plantação de mais de oito mil e 500 plantas, entre espécies locais e outras herbáceas aquáticas, plantas escultóricas, árvores e arbustos de várias espécies, áreas «verdes» que podem ser apreciadas no interior e exterior do complexo, em jardins verticais, no interior, ou no exterior, ao longo de oito mil metros quadrados.

O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira,
com Herman Gewert, em visita ao MAR Shopping Algarve

A par da sustentabilidade, o novo complexo de Loulé integra algumas das mais inovadoras soluções digitais desenvolvidas para superfícies comerciais. De facto, ao percorrer-se as antecâmaras e corredores do centro comercial, os visitantes poderão desfrutar de paisagens interativas como a evolução das amendoeiras do Algarve ou as típicas laranjas da região, que reagem ao movimento corporal de quem passa. Nestas áreas é também possível «mergulhar» no mar do Algarve e apreciar paisagens de animais marinhos da região. Em quiosques equipados com tecnologia interativa multi-touch e ecrãs LCD é possível consultar diversos conteúdos e, em alguns corredores, podem-se também observar diversas paisagens da região e partilhar momentos inéditos com os seus contactos, através dos seus dispositivos móveis. Nos corredores de acesso às casas de banho encontram-se soluções digitais e outras interações inovadoras que se ativam pelo movimento.  
A zona de restauração conta a decoração da designer Nini Andrade da Silva, responsável também pela decoração e design das casas de banho e antecâmaras do centro comercial. Já as áreas de descanso estiveram sob a responsabilidade da empresa algarvia Keppie. Ao longo do centro possível é visível a decoração inspirada em elementos típicos da região como azulejos e uma instalação artística criada com 25 quilómetros de lã, elementos que também se podem encontrar nas zonas de descanso espalhadas pelo centro. 


Em termos de oferta comercial, o MAR Shopping Algarve surge com algumas propostas únicas entre as suas 110 lojas, casos da maior Primark do país, das primeiras Starbucks e LEGO Fan Factory do Algarve e das primeiras salas de cinema NOS no país com projeção laser. A experiência para o visitante será ainda mais apetecível quando for inaugurado o Designer Outlet Algarve, que se juntará, assim, ao MAR Shopping Algarve e à loja IKEA num complexo comercial de 82 mil metros quadrados que justificou um investimento do Grupo IKEA de 200 milhões de euros.
Toda esta oferta foi dada a conhecer, em primeira mão, a algumas centenas de convidados e entidades oficiais, na pré-inauguração que aconteceu no dia 25 de outubro, durante a qual o Diretor do MAR Shopping Algarve, Herman Gewert, recordou as palavras do fundador do IKEA, Ingvar Kamprad quando disse que “nunca atingimos verdadeiramente a nossa meta, temos que continuar sempre a caminhar e a trabalhar cada vez mais”. “Hoje é apenas o primeiro dia de uma longa caminhada. Abrimos a loja IKEA no final de março, inauguramos agora o MAR Shopping Algarve e, muito em breve, será a vez do Designer Outlet Algarve. Juntando-se a isto o Leroy Merlin e seremos um fantástico destino de retalho”, referiu o sueco, antes de passar a palavra à IKEA Retail Country Manager, Helen Duphorn. “Acreditamos realmente que este será um excelente ponto de encontro para os algarvios e estamos especialmente satisfeitos por vermos outros retalhistas de mobiliário neste centro e nas proximidades. Juntos, poderemos inspirar mais pessoas a concretizar os seus sonhos, a ter casas mais bonitas e funcionais para as suas famílias”.

Um grupo de crianças do Instituto D. Francisco Gomes visitou o MAR Shopping Algarve
na manhã de 26 de outubro, sendo acompanhados pelo presidente da instituição, António Barão,
e pelo Diretor-Geral do centro comercial, Herman Gewert

A cerimónia de inauguração do MAR Shopping Algarve prosseguiu com a intervenção de Vasco Santos, Gestor de Ativos do IKEA de Portugal, Espanha e França, que se mostrou agradado pela forma como este investimento do IKEA Centres Portugal já está a ter um forte impacto na comunidade local. “Loulé e o Algarve têm cultura, tradição, história, gastronomia e praias. Com a abertura da loja IKEA, do MAR Shopping Algarve e do Outlet Designer Algarve, Loulé e o Algarve passarão a ter igualmente um destino de compras e lazer de referência que atrairá, não só as pessoas que vivem na região, mas também os nossos vizinhos espanhóis”, manifestou, assegurando que o principal compromisso do grupo é, em primeiro lugar, para com os louletanos e, depois, com os algarvios. “É com eles em mente que vamos criar condições para que as pessoas tenham aqui um excelente local de trabalho e passem aqui bons momentos. Vamos também criar todas as condições necessárias para que os nossos parceiros de negócio tenham sucesso”.

Momento simbólico da inauguração dos Cinemas NOS no MAR Shopping Algarve

Em representação da Câmara Municipal de Loulé, o vice-presidente Pedro Pimpão destacou o papel do novo centro comercial no combate ao emprego sazonal, através da criação de centenas de postos de trabalhos, mas também enalteceu a maior centralidade que Loulé ganha, em termos regionais, com este mega-investimento. “E é um investimento que alia a inovação à modernização e eficiência energética. Mas queremos que os visitantes do MAR Shopping Algarve vão também à cidade de Loulé, porque vamos investir muito no comércio local e no turismo local deste concelho”, indicou o autarca. A finalizar as intervenções oficinais usou da palavra Paulo Alexandre Ferreira, Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, que reconheceu estar-se na presença de um dos maiores investimentos privados realizados em Portugal nos últimos anos. “Esta inauguração é mais um sinal da confiança que o Grupo IKEA tem vindo a depositar, ao longo das décadas, em Portugal, nas oportunidades que temos para oferecer e na qualidade do trabalho que aqui é desenvolvido. Há bons índices de confiança no que toca à evolução das perspetivas dos consumidores e do comércio a retalho e espero que este projeto tire o máximo partido do bom momento que a economia portuguesa está a atravessar”, apontou o governante, antes de se passar ao corte simbólico da fita de inauguração do centro comercial.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina