Depois de uma longa espera, foi inaugurado, no dia 26 de outubro, o MAR Shopping Algarve, do IKEA Centres Portugal. Para comandar o gigantesco centro comercial foi escolhido o sueco Herman Gewert, que rapidamente esclareceu que o Grupo está no Algarve com uma estratégia de longo prazo, daí que, mais do que recuperar os 200 milhões de euros de investimento num instante, o objetivo é que o MAR Shopping Algarve se torne num ponto de encontro dos algarvios e turistas, mas também num parceiro da comunidade e um amigo das famílias.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Na área da gestão de centros comerciais desde 2003, Herman Gewert foi o escolhido pelo IKEA Centres Portugal para assumir a direção-geral do MAR Shopping Algarve. Colaborador do Grupo IKEA há 32 anos, o sueco iniciou a sua carreira na empresa ligado ao mobiliário de casa e, nos últimos 13 anos, tem-se dedicado à gestão de espaços IKEA Centres. Assim, antes da mudança para Portugal, foi responsável por complexos comerciais do IKEA na Rússia e Itália; na Dinamarca desempenhou funções enquanto Marketing Manager IKEA Centres; e, na Holanda, Suécia e Reino Unido, teve a seu cargo projetos de lojas do conhecido grupo.   
Esta vai ser, porém, a primeira experiência à frente de um centro comercial desta dimensão, um verdadeiro «gigante» que integra um complexo comercial alargado de 82 mil metros quadrados que inclui o Designer Outlet Algarve, uma loja IKEA e uma enorme área de lazer ao ar livre. “A grande diferença em relação aos outros projetos em que estive envolvido é que tive que «mergulhar» a fundo em todos os detalhes e pormenores técnicos durante a fase de preparação. Não fomos os responsáveis pela construção, mas somos nós que vamos assumir a responsabilidade da operação, por isso, temos que conhecer bem tudo o que gira em torno da estrutura física”, distingue.
A experiência foi enriquecedora, mas não isenta de dores-de-cabeça, como se imagina numa empreitada desta envergadura, sobretudo a dificuldade em arranjar mão-de-obra suficiente durante a fase de construção, por ter coincidido com a altura do Verão. “Normalmente, conseguimos ter dois ou três turnos em atividade, mas aqui isso foi impossível. Tivemos que trazer pessoal do norte de Portugal e da vizinha Espanha, o que gerou alguns atrasos na obra”, reconhece Herman Gewert, acrescentando que, mesmo depois do MAR Shopping Algarve ser inaugurado, é difícil abrandar o ritmo, «tirar o pé do acelerador». “Mas nesta fase das nossas vidas é importante encontrarmos algum balanço e arranjarmos tempo para recarregar as baterias. Se continuamos focados no trabalho 24 horas por dia, ficamos demasiado cansados e acabamos por tomar decisões erradas”, alerta. “Quase que é preciso ter coragem para nos afastarmos, mas precisamos aproveitar aquilo que o Algarve nos dá em termos de ambiente e qualidade de vida”, reforça.
Apesar das dificuldades sentidas durante a construção, Herman Gewert garantiu que a decisão do Grupo IKEA vir para o Algarve foi fácil de tomar, por existir uma grande confiança em relação ao futuro do país e da região. “Há muitos anos que decidimos tomar este passo mas, entretanto, Portugal atravessou uma grande crise económica, o que atrasou a concretização do MAR Shopping Algarve. Mas não temos qualquer razão para duvidar de que foi uma decisão acertada”, assegura, com um sorriso, antes de confirmar as expetativas do centro comercial ter nove milhões de visitas por ano. “Vamos criar motivos para que as pessoas aqui venham com regularidade, mesmo que não seja para comprar alguma coisa. Podem vir beber simplesmente um café e comer um bolo ao pequeno-almoço, ou almoçar, jantar e ir ao cinema. Queremos que o MAR Shopping Algarve seja um ponto de encontro e, para isso, vamos dinamizar atrativos para todas as idades”, frisa o diretor-geral.