Depois de uma longa espera,
foi inaugurado, no dia 26 de outubro, o MAR Shopping Algarve, do IKEA Centres
Portugal. Para comandar o gigantesco centro comercial foi escolhido o sueco
Herman Gewert, que rapidamente esclareceu que o Grupo está no Algarve com uma
estratégia de longo prazo, daí que, mais do que recuperar os 200 milhões de
euros de investimento num instante, o objetivo é que o MAR Shopping Algarve se
torne num ponto de encontro dos algarvios e turistas, mas também num parceiro
da comunidade e um amigo das famílias.
Texto: Daniel Pina |
Fotografia: Daniel Pina
Na área da gestão de centros comerciais desde 2003, Herman
Gewert foi o escolhido pelo IKEA Centres Portugal para assumir a direção-geral
do MAR Shopping Algarve. Colaborador do Grupo IKEA há 32 anos, o sueco iniciou
a sua carreira na empresa ligado ao mobiliário de casa e, nos últimos 13 anos,
tem-se dedicado à gestão de espaços IKEA Centres. Assim, antes da mudança para Portugal,
foi responsável por complexos comerciais do IKEA na Rússia e Itália; na
Dinamarca desempenhou funções enquanto Marketing Manager IKEA Centres; e, na Holanda,
Suécia e Reino Unido, teve a seu cargo projetos de lojas do conhecido grupo.
Esta vai ser, porém, a primeira experiência à frente de um
centro comercial desta dimensão, um verdadeiro «gigante» que integra um complexo
comercial alargado de 82 mil metros quadrados que inclui o Designer Outlet
Algarve, uma loja IKEA e uma enorme área de lazer ao ar livre. “A grande
diferença em relação aos outros projetos em que estive envolvido é que tive que
«mergulhar» a fundo em todos os detalhes e pormenores técnicos durante a fase
de preparação. Não fomos os responsáveis pela construção, mas somos nós que
vamos assumir a responsabilidade da operação, por isso, temos que conhecer bem
tudo o que gira em torno da estrutura física”, distingue.
A experiência foi enriquecedora, mas não isenta de
dores-de-cabeça, como se imagina numa empreitada desta envergadura, sobretudo a
dificuldade em arranjar mão-de-obra suficiente durante a fase de construção,
por ter coincidido com a altura do Verão. “Normalmente, conseguimos ter dois ou
três turnos em atividade, mas aqui isso foi impossível. Tivemos que trazer
pessoal do norte de Portugal e da vizinha Espanha, o que gerou alguns atrasos
na obra”, reconhece Herman Gewert, acrescentando que, mesmo depois do MAR
Shopping Algarve ser inaugurado, é difícil abrandar o ritmo, «tirar o pé do
acelerador». “Mas nesta fase das nossas vidas é importante encontrarmos algum
balanço e arranjarmos tempo para recarregar as baterias. Se continuamos focados
no trabalho 24 horas por dia, ficamos demasiado cansados e acabamos por tomar
decisões erradas”, alerta. “Quase que é preciso ter coragem para nos
afastarmos, mas precisamos aproveitar aquilo que o Algarve nos dá em termos de
ambiente e qualidade de vida”, reforça.
Apesar das dificuldades sentidas durante a construção,
Herman Gewert garantiu que a decisão do Grupo IKEA vir para o Algarve foi fácil
de tomar, por existir uma grande confiança em relação ao futuro do país e da
região. “Há muitos anos que decidimos tomar este passo mas, entretanto,
Portugal atravessou uma grande crise económica, o que atrasou a concretização
do MAR Shopping Algarve. Mas não temos qualquer razão para duvidar de que foi
uma decisão acertada”, assegura, com um sorriso, antes de confirmar as
expetativas do centro comercial ter nove milhões de visitas por ano. “Vamos
criar motivos para que as pessoas aqui venham com regularidade, mesmo que não
seja para comprar alguma coisa. Podem vir beber simplesmente um café e comer um
bolo ao pequeno-almoço, ou almoçar, jantar e ir ao cinema. Queremos que o MAR
Shopping Algarve seja um ponto de encontro e, para isso, vamos dinamizar
atrativos para todas as idades”, frisa o diretor-geral.