Assinalando o Dia Europeu do Enoturismo, a Câmara Municipal de Silves fará o lançamento da nova brochura «Vinhos de Silves», que contempla os atuais dez vitivinicultores do concelho, dando assim a conhecer, o trabalho de todas as quintas. O evento terá lugar a 12 de novembro, no Café Castelo de Silves (Castelo de Silves), pelas 16h30.
Esta edição permitirá que os visitantes do concelho tomem contacto com o produto e com a marca do Município, criada precisamente para promover o território onde, com níveis de excecional qualidade, um conjunto de produtores tem vindo a apostar na produção de vinho. “O vinho é muito mais do que somente uma forma de nos nutrirmos, ou de transformarmos as uvas num produto durável. A produção de vinho é verdadeiramente parte da nossa cultura, para além de ser uma importante fonte de riqueza, quer no que toca à agricultura, quer no que diz respeito ao turismo, já que muitos são hoje no mundo os viajantes que se deslocam a determinados territórios para provar vinhos e experienciar o trabalho a eles associado”, diz a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.
Dando o exemplo do caso português do Douro, Rosa Palma defende uma maior aposta no Algarve e em Silves na promoção deste produto, que tem cada vez mais qualidade, sendo a mesma reconhecida a nível internacional. “O vinho faz parte da nossa identidade e é um património a defender e divulgar, por isso, a brochura «Vinhos de Silves» é importante e será um instrumento valioso na promoção do nosso território e do que ele tem de melhor”.
Durante este evento será também apresentado o livro «Territórios Vinhateiros», editado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). A obra foi lançada por ocasião da comemoração do 10.º aniversário desta associação e contém a caracterização dos 77 Municípios que a integram, bem como dos seus territórios ligados à viticultura às suas tradições. O livro é um guia das regiões vinícolas portuguesas – Verdes, Douro, Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira – e identifica os Territórios Vinhateiros, caracterizando os seus produtos e dando a conhecer as potencialidades turísticas de cada concelho. Far-se-á igualmente o lançamento do evento «Jazz nas Adegas», aproveitando a presença das entidades e produtores que têm colaborado no projeto e feito dele um enorme sucesso.