Acontecem, no dia 30 de outubro, as IV Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, organizadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, na unidade de Portimão. Sob o lema internacional dos Cuidados Paliativos «Cuidados Paliativos Universais – Não deixar ninguém que sofre para trás», esta iniciativa pretende fomentar a partilha de boas práticas, criar espaços de debate sobre o que queremos dos Cuidados Paliativos no futuro, no Algarve e no País. Para tal, contará com a participação de profissionais de saúde de todo o país e com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e dos membros da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos.
Em destaque estará a apresentação da nova Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve – Central, assim como do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos – biénio 2017/2018 e o debate sobre os Cuidados paliativos não oncológicos – demências, doenças neurodegenerativas, insuficiência renal crónica avançada e insuficiência hepática avançada. De salientar que o Algarve foi pioneiro quando, em 2007, foi formada a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no Sotavento Algarvio, uma das primeiras de Portugal com cuidados ao domicílio. A nível hospitalar, foi criada uma Unidade de Internamento em Cuidados Paliativos no Pólo de Portimão e existem atualmente duas Equipas Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, uma em cada unidade do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Portimão e Faro).
Em maio de 2015, a ARS Algarve criou uma segunda Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos na região que abrange o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento. Desde 2013 que existe uma Consulta de Medicina Paliativa, única a nível nacional nos Cuidados de Saúde Primários até à presente data, no Centro de Saúde de Tavira. Desde setembro de 2017, a Equipa do Sotavento oferece consultadoria em Cuidados Paliativos no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e a Estruturas Residenciais para Idosos. Em novembro de 2017, vai iniciar atividade a terceira Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da região, que abrangerá o Agrupamento de Centros de Saúde Central, sendo a primeira região do país com cobertura integral de Equipas Comunitárias nos três ACES da região.