Porque as crianças são o futuro e é nas suas mãos que está a construção do futuro que se deseja mais solidário e inclusivo, o Município de São Brás de Alportel dedicou às crianças o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado a 24 de outubro, com uma ação de sensibilização dirigida aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho que decorreu, no dia 26 de outubro, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro. A sessão foi dirigida pela Conselheira Municipal para a Igualdade, Dora Barradas, que, através de jogos e da leitura de histórias, abordou as questões da igualdade de género e da partilha de tarefas domésticas na família junto de alunos de duas turmas do 3.º ano do primeiro ciclo do concelho de São Brás de Alportel.
Atualmente, as questões relacionadas com a sustentabilidade, a interculturalidade, a igualdade, a identidade, a participação na vida democrática, a inovação e a criatividade são mote para debate e reflexão a nível nacional e mundial. Estes temas devem ser desenvolvidos também localmente, nas comunidades e, sobretudo, junto das camadas mais jovens. E foi a convicção de que a educação é uma ferramenta fundamental para moldar as novas gerações e tornar o mundo um lugar melhor e mais justo para todos que motivou a realização desta sessão com alunos do primeiro ciclo. “O futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs e cidadãos com competências e valores não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções que contribuam para nos colocar na rota de um desenvolvimento sustentável e inclusivo", observou a Conselheira.
Para a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, as questões da Igualdade assumem especial relevância, pelo que, em início do novo mandato, o executivo manterá o pelouro da Igualdade, criado em 2013. “É o reconhecimento da importância desta área de intervenção e, de modo a proporcionar melhores condições para o desenvolvimento deste trabalho urgente e preciso, deve envolver toda a comunidade”, manifestou a Vereadora Marlene Guerreiro.