O Teatro Lethes, em Faro, recebeu a estreia de «Amanhã», uma coprodução ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve / Panapaná que marcou igualmente a estreia do jovem Rafael Góis na encenação. A peça retrata as problemáticas sociais, económicas, ecológicas ou mesmo de cariz político na atualidade, situações em que nos encontramos todos envolvidos no nosso dia-a-dia, ainda que, por vezes, as prefiramos ignorar para não sermos afetados diretamente por elas.
«Amanhã» prende o público a um imaginário pós-apocalíptico que foi trabalhado e transformado para o palco por um grupo de 35 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, atentos e preocupados que, sem palavras, mostram ao mundo a sua própria visão do planeta. Polémico e esteticamente impressionante, a peça socorre-se de uma música muito específica e de um jogo de luzes a condizer, onde as palavras pouco importam, mas onde as expressões corporais tudo explicam.
A encenação esteve a cargo de Rafael Góis, que concluiu este ano o curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Tomás Cabreira. «Amanhã» é, também, o projeto final dos alunos de Expressão Dramática do Teatro Lethes, sob a orientação de Raquel Ançã, licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Algarve e que tem vindo a lecionar Expressão Dramática e Plástica nas escolas básicas de Évora e Faro. Raquel Ançã colaborou com o «Pim Teatro» durante dois anos e participou também no grupo artístico-pedagógico «Pau e Lata», sediado em Natal, no Brasil.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__130